Ana Cristina Cesar e Sophie Calle: pistas e despistas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v8.38514Palavras-chave:
Ana Cristina Cesar, Sophie Calle, Detetive, PistasResumo
Em Ana Cristina Cesar e Sophie Calle: pistas e despistas, o enfoque é dado ao aspecto detetivesco das obras de Sophie Calle e Ana Cristina Cesar. Os trabalhos Detective (CALLE, 1980) e Suite Vétinienne (1984), ambos da artista Sophie Calle, são associados ao Homem na Multidão (2010), de Poe e o Pintor da Vida Moderna (2010), de Baudelaire. O autor Hugo Friedrich em Estrutura da lírica moderna (1991) tem o papel de auxiliar a leitura de trabalhos de Ana C. e de Calle a partir da sua reflexão sobre o método baudelairiano da “fantasia guiada pelo intelecto” e a “excitação entusiástica” concebida por Edgar Allan Poe. A poética de Ana Cristina Cesar é colocada no aspecto detetivesco quando a poeta cita várias referências no corpo de seu texto deixando pistas para seus leitores identificarem (ou não) trechos de poemas, obras de arte, músicas, dentre outros que ela aponta em sua poética.
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Copyright (c) 2023 Camila Lacerda Lopes
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