Moda como arte: a trajetória e a obra de Olly no Rio de Janeiro nos anos 1960 e 1970
Resumo
O artigo procura a partir da investigação de um acervo documental de um casal de imigrantes, apresentar uma entre diversas escalas de análise. Tomando o vestuário como um ator social, é possível perceber valores e discussões suscitadas na interação entre as pessoas, mediadas pelas coisas. Na busca da construção de uma classificação para a produção de roupas vemos a constituição de um espaço hermenêutico como parte de um processo de particularização da produção de uma artista, contribuindo na construção ocidental da criatividade a partir de um olhar retrospectivo de rompimento com a sociedade e a tradição. Ao mesmo tempo, acompanhando os movimentos dos atores sociais, indivíduos e instituições, vemos como a artista em questão “nadou com a maré” adaptando-se às performances dos intelectuais e incorporando em sua produção as proposições anteriores sobre a criação no Brasil e sobre cultura brasileira, improvisando criativamente seu fazer artístico, e contribuindo para a constituição do que hoje se configura como um
campo em expansão de investigação sobre a moda brasileira.
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