Dossiê “Atualidade de Mario Pedrosa”

2022-10-20

Recentemente, o legado de Mario Pedrosa nas artes visuais e na militância socialista foi revisitado em publicações e eventos que homenageavam os 120 anos de seu nascimento (2020) e os 40 anos de seu falecimento (2021). Tais eventos compartilhavam de um mesmo esforço para localizar Pedrosa como personagem importante de uma série de eventos do campo político e artístico, como o surgimento do trotskista no Brasil, a orientação e legitimação dos primeiros artistas brasileiros adeptos ao abstracionismo, o debate sobre a construção de Brasília, a colaboração com o governo chileno de Allende através da organização do Museo de la Solidaridad e a participação na criação do Partido dos Trabalhadores. Estes e outros momentos fundamentais da trajetória de Pedrosa ressaltam sua influência entre artistas, militantes, críticos e instituições, caracterizando-o como uma importante personalidade da história cultural e política brasileira no  século XX. 

Tendo em vista uma nova contribuição para esta recente retomada dos estudos pedrosianos e sua relevância para a compreensão da arte moderna e contemporânea brasileira no atual momento de comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, convocamos a colaborações de pesquisadores para o dossiê “Atualidade de Mario Pedrosa”. 

O dossiê tem como principal objetivo destacar as reverberações e os impactos do pensamento pedrosiano no campo cultural para além de sua atuação e práticas, enfatizando a circulação de suas ideias, relevâncias e os possíveis usos de sua abordagem teórica para a interpretação do fenômeno artístico.

 

Este dossiê aceita a submissão de trabalhos de mestrandos.     Data limite de envio: 31 de janeiro de 2023.