Artigo - Os discursos artificiais na moda: análise dos sentidos imbricados na campanha “Sunset Dream” da marca Mango

analysis of the meanings intertwined in the “Sunset Dream” campaign by the Mango brand

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2025.v10.46923

Palavras-chave:

Análise de discurso, Inteligência artificial, Moda, Publicidade

Resumo

Sistemas de inteligência artificial generativas (IAG) têm se tornado parte integrante ativa da realidade cotidiana de parte da população do mundo, influenciado pelo seu potencial e rapidez de produção e resposta. Nesse sentido, tais artefatos digitais conseguem produzir desde um texto completo a imagens realistas de pessoas famosas em situações diversas, incluindo anúncios publicitários. Pensando nisso, este ensaio propõe uma análise sobre como a IAG opera discursos na comunicação publicitária de uma marca de moda, a partir do estudo da campanha “Sunset Dream” da marca Mango. Como base teórico-metodológica, adotamos Foucault (2008) visando entender o potencial da IAG como um mecanismo de poder que regula e direciona os sentidos produzidos na moda. Os resultados apontam que a campanha publicitária analisada reflete três dimensões discursivas centrais: (i) a manutenção de padrões estéticos e socioculturais predominantes, (ii) a modificação de elementos em resposta às mudanças nas preferências de consumo e (iii) a criação de novos discursos – dentro do contexto da marca – vinculados à inovação tecnológica. Concluímos que a IAG, ao mesmo tempo que reforça normas existentes, apresenta potencial para reorganizar narrativas, moldando percepções de estilo e identidade no sistema da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Mestre em Design pela UFCG, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela UBC e Designer de Moda pelo IFRN. Foi professor substituto na área de processos de gestão e controle da qualidade na indústria do vestuário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande – Campus Caicó.

Fernanda Ribeiro, Universidade Feevale

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais e Graduada em Moda pela Universidade Feevale.

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale / Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do curso de Bacharelado em Design (desde 2024) na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ubá (UEMG, Ubá). Atualmente, encontra-se em fase de doutoramento no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Processos e Manifestações Culturais (Interdisciplinar em Sociais e Humanidades) na Universidade Feevale, focalizando na linha de pesquisa Memória e Identidade. Possui o título de Mestre em Economia Doméstica no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV), onde contribuiu para a linha de pesquisa 'Trabalho, Consumo e Cultura'. Possui especialização em Tecnologia Têxtil e Moda pela Unyleya, com interesse particular nos processos e produção artesanal de tecidos. Iniciou sua jornada acadêmica com a graduação em Design de Moda no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé (IFSEMG). Integrou o grupo de pesquisa História da Arte, Indumentária e Moda: Interações e Abordagens Teórico-Metodológicas, na Universidade Feevale. Destacando-se ainda, entre 2021 e o início de 2023, atuou como editor adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em Debate, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. Seu campo de interesse abrange áreas como Metodologia de Pesquisa, Processos de Design, Design de Moda, Têxteis, Artesanato Têxtil, Sustentabilidade, Cultura Material e Gênero. Suas pesquisas interdisciplinares concentram-se especialmente no estudo das culturas regionais e locais.

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História (PUCRS), mestre em História (USP), graduada em História (Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS). Professora do curso de Moda e PPG Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Professor do programa de pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Professor em nível de graduação e pós-graduação de disciplinas sobre Gestão e Empreendedorismo na Saúde e Esporte. Possui doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestrado em Administração e Negócios pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Educação pela Faculdade (SENAC-RS) e pós-graduando em Mentoring Teacher Education (Universidade de Tampere - Finlândia), graduação em Ciências do Desporto pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e graduando em Administração pela UNISINOS. Coordenador de curso em nível de pós-graduação (Lato Sensu), de projetos de inovação com agências de fomento e gestão de programas e projetos esportivos e de extensão.

Downloads

Publicado

2025-07-28

Edição

Seção

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda