A vida em plástico é fantástica?

Análise da percepção das pessoas sobre os vídeos de cirurgias plásticas publicados no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v8.40587

Palavras-chave:

Cirurgias plásticas, Facebook, Reações, Representações sociais, Hiperconsumo

Resumo

Este artigo objetivou identificar quais as reações dos usuários do Facebook sobre vídeos de cirurgias plásticas publicados na página Truly. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Analisou-se 16 vídeos publicados no primeiro semestre de 2021. O tratamento dos dados contou com definição da frequência de reações/emoticons e análise de similitude nos comentários da postagem com mais interações. Sobre os resultados, identificou-se “Haha” e “Uau” como reações mais usadas, podendo conotar um sentido de ironia. A análise de similitude revelou quatro campos discursivos: 1. Exercícios Físicos; 2. Mundo de Ilusão; 3. Dinheiro; e, 4. Corrupção do Corpo Divino.

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Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre (UFCG) em Design, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais (UBC), graduado em Design de Moda (IFRN) e Bacharelando em Estatística (IBMR). Atualmente atua como pesquisador colaborador no Núcleo de Pesquisa em Informação, Linguagens e Usabilidade, no grupo de pesquisa Morfologia dos Artefatos e Sistemas de Comunicação e no Núcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário. Foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó. Pesquisador multidisciplinar com interesses acadêmicos e profissionais em diferentes áreas do Design, com ênfase em Moda e Comunicação.

Glauber Soares Júnior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale), atuando na linha de pesquisa Memória e Identidade; Mestre em Economia Doméstica no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV), com atuação na linha de pesquisa 'Trabalho, Consumo e Cultura'; Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Unyleya), com ênfase em processos e produção artesanal de tecidos; Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG - Campus Muriaé). Atua no grupo de pesquisa certificado pelo CNPq Cultura e Memória da Comunidade (Feevale). Entre 2021 e inicio de 2023, colaborou como editor adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em Debate, associado ao Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. Possui interesse nas áreas de: Design de Moda; Têxteis; Artesanato têxtil; Cultura material e Gênero. Desenvolve especialmente pesquisas interdisciplinares relacionadas a culturas regionais e locais.

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade Federal de Viçosa & Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do curso de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Ubá. Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) - área de concentração em Família e Sociedade - pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atuando na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Possui graduação em Tecnologia em Design de Moda, pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora/MG. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais, pelo Centro Universitário UNINTER. Especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte, pelo Instituto de Artes e Design da Faculdade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Tem interesse nas áreas: Moda e Design; Arte e Educação; Relações de Gênero e Sexualidades; Mídia e Estudos Culturais; Corpo, Juventude e Envelhecimento; Turismo, Patrimônio Cultural e Lazer, dentre outras possibilidades de pesquisa num viés da interdisciplinaridade.

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Publicado

2023-07-26