Covid-19
suas linhas, pontos, perspectivas, formas, luzes e sombras
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v7.36454Palavras-chave:
O ano letivo de forma remota em Contagem iniciou em setembro de 2020, por causa da pandemia COVID-19. As Orientações Pedagógicas de Contagem (2020) para o Ensino Fundamental enfatizam que o aluno deve enveredar pelos conhecimentos das linguagens artísticas. Em 2021 à Secretaria de Educação de Contagem – SEDUC - incrementa o ensino remoto com o documento orientador “Trilha do Saber”, que realça estratégias educativas que permitem aos estudantes se perceberem como sujeito ativo da sua aprendizagem com efetividade. Surge então a necessidade de renovar o ensino aprendizagem das Artes Integradas de maneira transdisciplinar com a educação. Nasce a ideia de trabalhar com um projeto artístico que conecta os elementos básicos do desenho e o tema da Covid-19, com objetivo de oportunizar aos alunos a manifestação pela arte dos efeitos que a pandemias do Coronavírus causa em sua vida. O método utilizado é o construtivismo que permite o aluno ser autônomo e produzir saberes contextualizados com o mundo. A Pedagogia das Artes Integradas que une arte educação com preocupação artística e social, também foi utilizada. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018), professores e alunos precisam vivenciar as dimensões da criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão nas Artes Integradas. O professor interagiu e fortaleceu o saber com os alunos pelas ferramentas pedagógicas disponíveis nos APPS da plataforma do Google Meet, E-mail institucional, whatsapp e os cadernos de atividades que eram entregues na escola quando o município estava fora da zona roxa, controlado pelo Estado de MG.Resumo
O autor do artigo faz um recorte do projeto “Artes Integradas em tempos de aulas remotas”, etapa, Covid-19: suas linhas, pontos, perspectivas, formas, luz e sombras. A concepção deste relato envolve a conjuntura que o Brasil vivia em 2020/2021, a pandemia do coronavírus. O objetivo é descrever algumas produções artísticas, que os estudantes da E.M. Dona Babita Camargos, produziram para enfatizar com resiliência suas emoções mais íntimas sobre o período pandêmico. Apresenta-se também a metodologia das Artes Integradas utilizada no projeto, que perpassa pela educação construtivista. A arte que emerge desta prática tende enfatizar as produções artísticas contextualizadas com educação, a responsabilidade social, política e econômica. Como resultado, o autor traz com várias assertividades e resolutividades, alguns desenhos e depoimentos de alunos, também a revisão bibliográfica.
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