O Réquiem do padre José Maurício Nunes Garcia de 1816 e o de Mozart:
uma análise comparativa histórica etnomusicológica
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.34489Palavras-chave:
Réquiem de 1816., Réquiem de Mozart., Padre José Maurício Nunes Garcia., Etnomusicologia.Resumo
Trata da análise comparativa estrutural entre o Réquiem de Mozart, de 1791, obra póstuma, e o Réquiem do padre José Maurício Nunes Garcia, de 1816. Obras vastamente conhecidas, especialmente o de Mozart, trazem disseminadas similitudes quanto à forma, utilização de motivos e temas, construção e desenvolvimento dos movimentos, instrumentação e discurso retórico. No entanto, há peculiaridades que os distinguem, pouco abordadas nas análises comparativas. A questão do acentuado europeísmo da peça de José Maurício e sua aparente homenagem ao compositor austríaco é discutida no âmbito histórico e sociológico, onde as idiossincrasias europeias ocidentais de música de concerto teriam sido transpostas, à maneira de toda a cultura nacional importada, sem verificar-se as características que seriam efetivamente nacionais. Entretanto, como isso seria possível, se a própria nação ainda não se formara?
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