A Casa da Tita em Florianópolis
Contributos para a formação de uma cena musical artivista
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.33542Palavras-chave:
cena musical; artivismo; resistência estético-política; artes.Resumo
Este artigo propor-se realizar o resgate histórico e a análise da experiência artística e cultural da Casa da Tita, desenvolvida no contexto da ilha de Florianópolis, na comunidade do Rio Tavares. Desse modo, busca conhecer o processo de construção coletiva de uma cena musical, as motivações e objetivos, bem como refletir acerca das práticas artísticas, culturais e de sociabilidades presentes na referida experiência/cena. Ademais, o artigo almeja analisar as dinâmicas e formas de relações estabelecidas entre a Casa da Tita e a cena musical da cidade. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que adotou a perspetiva teórico-metodológica da história de vida, com intuito de trazer à luz olhares singulares de sujeitos que participaram na experiência abordada; compreendendo a (re)construção dos processos sociais a partir do próprio olhar atores intervenientes. Os resultados evidenciam as potencialidades de tal proposta, enquanto instituinte de uma cena musical que foi capaz de adentrar o tecido social mais amplo e evocar novos modos de existência e resistência estético-políticas, configurando-se também como uma forma própria de artivismo musical contemporâneo.
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Copyright (c) 2021 Tita Shames, Maria da Graça Luderitz Hoefel, Paula Guerra, Denise Osório Severo, Sofia Sousa, Ana Oliveira
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