A Casa da Tita em Florianópolis

Contributos para a formação de uma cena musical artivista

Autores

  • Tita Shames
  • Maria da Graça Luderitz Hoefel
  • Paula Guerra
  • Denise Osório Severo
  • Sofia Sousa FLUP
  • Ana Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.33542

Palavras-chave:

cena musical; artivismo; resistência estético-política; artes.

Resumo

Este artigo propor-se realizar o resgate histórico e a análise da experiência artística e cultural da Casa da Tita, desenvolvida no contexto da ilha de Florianópolis, na comunidade do Rio Tavares. Desse modo, busca conhecer o processo de construção coletiva de uma cena musical, as motivações e objetivos, bem como refletir acerca das práticas artísticas, culturais e de sociabilidades presentes na referida experiência/cena. Ademais, o artigo almeja analisar as dinâmicas e formas de relações estabelecidas entre a Casa da Tita e a cena musical da cidade. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que adotou a perspetiva teórico-metodológica da história de vida, com intuito de trazer à luz olhares singulares de sujeitos que participaram na experiência abordada; compreendendo a (re)construção dos processos sociais a partir do próprio olhar atores intervenientes. Os resultados evidenciam as potencialidades de tal proposta, enquanto instituinte de uma cena musical que foi capaz de adentrar o tecido social mais amplo e evocar novos modos de existência e resistência estético-políticas, configurando-se também como uma forma própria de artivismo musical contemporâneo.

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos