As influências do uso excessivo das tecnologias na infância e na adolescência

Autores

  • Mariana Elisa Faustino Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Carla da Conceição de Lima Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45399

Palavras-chave:

Crianças, Adolescentes, Tecnologia, Desigualdades, Crianças. Adolescentes. Tecnologia. Desigualdades. CETIC.

Resumo

Este artigo faz um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado As influências do uso excessivo das tecnologias na infância e na adolescência apresentado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2024. O objetivo deste artigo é investigar em que medida as considerações apresentadas por Michel Desmurget se enquadram no contexto brasileiro, especificamente em relação ao acesso e uso da tecnologia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, que utilizou como instrumento a análise documental, especificamente os relatórios das pesquisas TIC Kids Online 2023 e TIC Domicílios 2023, desenvolvidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Constatamos que há um uso excessivo das tecnologias pelas crianças e jovens do Brasil, que utilizam a telas para uso recreativo mais de uma vez por dia. O tempo de uso das telas é maior para crianças e adolescentes que advém de classes mais favorecidas e a frequência de uso das tecnologias varia de acordo com a condição socioeconômica do aluno e com a região em que vive.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-13

Como Citar

FAUSTINO, M. E. .; LIMA, C. da C. de. As influências do uso excessivo das tecnologias na infância e na adolescência. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45399. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45399. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais