As influências do uso excessivo das tecnologias na infância e na adolescência
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45399Palavras-chave:
Crianças, Adolescentes, Tecnologia, Desigualdades, Crianças. Adolescentes. Tecnologia. Desigualdades. CETIC.Resumo
Este artigo faz um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado As influências do uso excessivo das tecnologias na infância e na adolescência apresentado no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2024. O objetivo deste artigo é investigar em que medida as considerações apresentadas por Michel Desmurget se enquadram no contexto brasileiro, especificamente em relação ao acesso e uso da tecnologia. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, que utilizou como instrumento a análise documental, especificamente os relatórios das pesquisas TIC Kids Online 2023 e TIC Domicílios 2023, desenvolvidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Constatamos que há um uso excessivo das tecnologias pelas crianças e jovens do Brasil, que utilizam a telas para uso recreativo mais de uma vez por dia. O tempo de uso das telas é maior para crianças e adolescentes que advém de classes mais favorecidas e a frequência de uso das tecnologias varia de acordo com a condição socioeconômica do aluno e com a região em que vive.
Referências
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Disponível em: https://cetic.br/. Acesso em: 28 jul. 2024.
CETIC. TIC Domicílios 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 28 jul. 2024.
CETIC. TIC Kids Online. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/ Acesso em: 28 jul. 2024.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. Edição Português, traduzido por Mauro Pinheiro, 2021.
HABIB, Maria Julia; DEZEM, Carolina Maria Canal. Exclusão digital no Brasil avaliação e intervenções para uma sociedade mais conectada. Anais do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo e Cidadania, 11(11), 562–574. Disponível em: https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3183 2023. Acesso em: 28 jul. 2024.
HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e205167, 2019.
FERREIRA, Gildo Renê Sousa; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; SILVA, Ana Paula de Souza e; MARINHO, Matheus Pereira Rodrigues; DA SILVA, Anderson Alves; PIMENTA, Thaison de Barros; MARQUES, Luiz Henrique dos Santos da Cruz; DAS NEVES, Claison Maldonado; OLIVEIRA, Sílvia Ximenes; NERY, Iranildo de Oliveira; MORAIS, Hidra Santana e Silva. As contribuições dos jogos lúdicos e tecnologias digitais para a educação. SEVEN Publicações acadêmicas, 2024.
FRANÇA, Adriano; FURLIN, Neiva. Educação e desigualdades digitais durante a pandemia da Covid 19: análise da produção científica. Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v.27, n. 53, 2023.
LIMA, Carla da Conceição de. As desigualdades educacionais e digitais: possíveis associações na rede pública estadual de Minas Gerais. [SYN]THESIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 42-53, jan./jul. 2020.
SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia. Vol.34 no.103 São Paulo, 2017. VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis de; SIMON, Fernanda Oliveira: Buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, n.7, p. 62. 2008.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Elisa Faustino, Carla da Conceição de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.