Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental II e o Exercício da Autonomia: uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45367

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Autonomia, Ensino Fundamental, Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um levantamento das publicações sobre a Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental II sob a perspectiva da pedagogia da autonomia. A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), buscou-se produções que tratassem da temática Educação Financeira e fosse feita em três bases de dados, em um recorte temporal de seis anos (2018-2023). Percebeu-se que, ao final da análise, todas as publicações abordavam o ensino da Educação Financeira Escolar, quando foi possível constatar o desenvolvimento de pensamento crítico dos estudantes no momento em que se fez necessária a tomada de decisões em relação às finanças e, além disso, pode-se observar a oferta de sugestões como forma de contribuir para o ensino e a aprendizagem da Educação Financeira.

Referências

AZEVEDO, S. S.; PESSOA, C. Educação Financeira em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Análise de uma Coleção. Abakós, v. 8, n. 1, p. 66-85. 2020.

BARONI, A. K. C.; MALTEMPI, M. V. Educação para a prática da liberdade financeira. Educação Matemática em Revista, v. 25, n. 68, p. 41-54. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRÖNSTRUP, T. M.; BECKER, K. L. Educação Financeira nas Escolas: estudo de caso de uma escola privada de ensino fundamental no município de Santa Maria (RS). 2016. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Maria, Franca, 2016.

CAIADO, R. et al. Metodologia de revisão sistemática da literatura com aplicação do método de apoio multicritério à decisão SMARTER. Anais [...] Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III Inovarse–Responsabilidade Social e Aplicada. p. 1-20. 2016.

CARVALHO, L. O.; CORDEIRO, N. J. N.; SILVA, M. N. Sites da Internet: uma possibilidade de recurso par ao ensino de Educação Financeira. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 19–33, 2018.

COUNSELL, C. Formulating questions and locating primary studies for inclusion in systematic reviews. Annals [...] Internal Medicine, 127, 380-387. 1997.

FELIZARDO, K. R. et al. Revisão sistemática da literatura em engenharia de software: teoria e prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JANISCH, A. B. L.; JELINECK, K. R. Explorando a educação financeira no ensino fundamental: um estudo de possibilidades a partir das orientações da BNCC / Exploring financial education in key education: a possibility study from BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n.7, p. 48324–48342. 2020.

PAULA, S.C.R.; RODRIGUES, C.K.; SILVA, J.C. Educação Matemática e Tecnologia: articulando práticas geométricas. Curitiba: Appris, 2016.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais [...] XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

SILVA, A.M.; POWELL, A.B. Educação Financeira na Escola: a perspectiva da organização para cooperação e desenvolvimento econômico. Boletim Gepem, v. 24, n. 66, p. 3-19, jan. 2015.

SILVA, J.B. et al. Educação Financeira Escolar: tomada de decisão e consumo na percepção de estudantes do ensino fundamental. Abakós, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 18-34, maio 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-07

Como Citar

IMACULADA MARTINS NETO, M.; RODRIGUES, C. K. Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental II e o Exercício da Autonomia: uma Revisão da Literatura. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45367. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45367. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais