Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental II e o Exercício da Autonomia: uma Revisão da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45367

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Autonomia, Ensino Fundamental, Revisão Sistemática da Literatura.

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer um levantamento das publicações sobre a Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental II sob a perspectiva da pedagogia da autonomia. A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), buscou-se produções que tratassem da temática Educação Financeira e fosse feita em três bases de dados, em um recorte temporal de seis anos (2018-2023). Percebeu-se que, ao final da análise, todas as publicações abordavam o ensino da Educação Financeira Escolar, quando foi possível constatar o desenvolvimento de pensamento crítico dos estudantes no momento em que se fez necessária a tomada de decisões em relação às finanças e, além disso, pode-se observar a oferta de sugestões como forma de contribuir para o ensino e a aprendizagem da Educação Financeira.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-07

Como Citar

IMACULADA MARTINS NETO, M.; RODRIGUES, C. K. Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental II e o Exercício da Autonomia: uma Revisão da Literatura. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45367. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45367. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais