Uma análise do uso da tecnologia de Realidade Aumentada na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Anderson Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Edmar Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45252

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Poliedros, Matemática

Resumo

A Matemática do ensino fundamental é uma disciplina habitualmente encarada pelos estudantes como de difícil compreensão. Apesar dessa percepção ser mais ou menos intensa, a depender do conteúdo sendo ministrado, ela é bastante presente no ensino do conteúdo de sólidos geométricos (poliedros). Nesse cenário, o uso de tecnologias se apresenta como uma importante estratégia para fomentar o aprendizado, sanando ou diminuindo as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Dentre essas tecnologias, a Realidade Aumentada (RA) tem recebido grande destaque. De fato, a RA, disponível em dispositivos móveis através de aplicativos, tem auxiliado alunos na visualização e interpretação de formas geométricas espaciais; consequentemente, contribuindo com o aprendizado desse conteúdo. O objetivo deste trabalho consiste em analisar como alunos (especificamente do 6o ano do ensino fundamental) percebem o uso da RA no processo de aprendizagem de poliedros. Propôs-se, portanto, a realização de um estudo de caso, em um ambiente real de ensino, com alunos fazendo uso de um aplicativo de RA no decorrer do processo de aprendizagem do conteúdo de poliedros - possibilitando aos mesmos compararem a experiência de uso deste aplicativo com os recursos usualmente utilizados pelos educadores, como livros didáticos e quadro negro.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-12

Como Citar

SILVA, A.; OLIVEIRA, E. Uma análise do uso da tecnologia de Realidade Aumentada na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–14, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45252. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45252. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais