Uma análise do uso da tecnologia de Realidade Aumentada na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Anderson Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Edmar Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45252

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Poliedros, Matemática

Resumo

A Matemática do ensino fundamental é uma disciplina habitualmente encarada pelos estudantes como de difícil compreensão. Apesar dessa percepção ser mais ou menos intensa, a depender do conteúdo sendo ministrado, ela é bastante presente no ensino do conteúdo de sólidos geométricos (poliedros). Nesse cenário, o uso de tecnologias se apresenta como uma importante estratégia para fomentar o aprendizado, sanando ou diminuindo as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Dentre essas tecnologias, a Realidade Aumentada (RA) tem recebido grande destaque. De fato, a RA, disponível em dispositivos móveis através de aplicativos, tem auxiliado alunos na visualização e interpretação de formas geométricas espaciais; consequentemente, contribuindo com o aprendizado desse conteúdo. O objetivo deste trabalho consiste em analisar como alunos (especificamente do 6o ano do ensino fundamental) percebem o uso da RA no processo de aprendizagem de poliedros. Propôs-se, portanto, a realização de um estudo de caso, em um ambiente real de ensino, com alunos fazendo uso de um aplicativo de RA no decorrer do processo de aprendizagem do conteúdo de poliedros - possibilitando aos mesmos compararem a experiência de uso deste aplicativo com os recursos usualmente utilizados pelos educadores, como livros didáticos e quadro negro.

Referências

AMORIM, L. P. Contribuições do aplicativo Sólidos RA para o desenvolvimento da visualização geométrica na perspectiva da realidade aumentada. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Federal do Espírito Santo, 2022.

AZUMA, Ronald. A Survey of Augmented Reality. 1997. Disponível em: http://www.ronaldazuma.com/papers/ ARp resence.pdf. Acesso em: 07 mai. 2023.

BORBA, Marcelo. Tecnologias informáticas na educação matemática e reorganização do pensamento. Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DE OLIVEIRA, Julio Lucas. Ensinar e aprender com as tecnologias digitais em rede: Possibilidades, desafios e tensões. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], . 2, n. 2, p. 161-184, jun. 2018.

FÜHR, Regina Candida. A tecnopedagogia na esteira da educação 4.0: Aprender a aprender na cultura digital. Educação no Século XXI. Volume 31, 2018.

GAVASSA, R. C. F. B. Educação maker: muito mais que papel e cola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 33–48, 2020.

INEP. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/saeb_documentos_de_referencia_v ersao_1.0.pdf. Acesso em: 07 mai. 2023.

JOABSON, Aridelson. Tecnologias digitais como recurso pedagógico: Práticas para o planejamento e avaliação no fazer docente. UEPB, 2019. Disponível em:

http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/browse?ty pe=author&value=Oliveira%2C+Aridelson + Joabson+Almeida+de. Acesso em: 15 mai. 2023.

KIRNER, Cláudio; KIRNER, Tereza Gonçalves. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: RIBEIRO, Marcos Wagner S; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicação e Tendências. Uberlândia: Editora SBC, 2011.

KOCH, M. C. M.; RIBEIRO, M. J. S. Um professor entre o aluno e o saber matemático. In.: XAVIER, Maria Luisa Merino; ZEN, Maria Isabel Habckost. O ensino nas séries iniciais: das concepções teóricas às metodologias. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LORENZATO, S. Porque não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista. Blumenau, ano III, n. 4, 1995.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma. Matemática: o calcanhar de Aquiles de alunos ingressantes na Educação Superior. 2014. 31f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun./mar. 2016.

MASOLA, Wilson de Jesus; VIEIRA, Gilberto; ALLEVATO, Norma. Ingressantes na Educação superior e suas Dificuldades em Matemática: uma Análise das Pesquisas Publicadas nos Anais dos X e XI ENEMs. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo: SBEM/SBEM-SP, 2016, p. 1-13.

RODRIGUES, J. M.; GONÇALVES, F. T.; COUTINHO, C. Aplicativos educacionais como proposta para abordagem da temática ambiental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 189–201, 2020.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5a edição, Porto Alegre, Bookman, 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-12

Como Citar

SILVA, A.; OLIVEIRA, E. Uma análise do uso da tecnologia de Realidade Aumentada na aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–14, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45252. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45252. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais