Um relato de experiência sobre o uso do Google Docs na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.40132Palavras-chave:
Tecnologias, Educação de jovens e adultos, Google DocsResumo
Ao utilizar a informática como recurso no processo de ensino e aprendizagem, é importante levar em conta
vários aspectos, inclusive métodos e conteúdos de tais experiências e as formas de avaliação. Por isso, no atual contexto
educacional, em que os estudantes são nativos digitais, é preciso considerar a efetiva integração das tecnologias digitais
no currículo escolar. A partir desses pressupostos foram inseridas atividades remotas através do Google Docs. com
objetivo de promover a familiarização dos alunos da educação de jovens e adultos com os meios tecnológicos. Para
avaliar a experiência foram aplicadas atividades e questionários que embasaram os resultados deste relato. Conclui-se
que o uso do Google Docs, especificamente na resolução de exercícios, colaborou com a melhoria na aprendizagem
dos alunos. Portanto, nesta experiência, constata-se que o uso do Google Docs. foi positivo no ensino e aprendizagem
remotos.
Referências
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: “Economia, sociedade e cultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra. 2003.
CYSNEIROS, P. G. (1999). Novas tecnologias na sala de aula: “Melhoria do ensino ou inovação conservadora?” In Revista Informática Educativa. Universidad de los Andes. vol. 12, (1), pp. 11-24.
FERREIRA, L. A.; CRUZ, B. D. S.; ALVES, A. O.; LIMA, I. P. Ensino de Matemática e Covid-19: “práticas docentes durante o ensino remoto”. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, vol. 11 – Nº 2 – 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/ article/view/247850>. Acesso em: 13 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247850.
FLORES, Angelita Marçal - A Informática na Educação: “Uma Perspectiva Pedagógica – monografia- Universidade do Sul de Santa Catarina 1996.
HEINECK, Marina Feldens. Inclusão digital na EJA: “Uma experiência de escrita coletiva”. 2015.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: “Novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade”./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001.
VISE, David A.; MALSEED, Mark. Google: “A história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos”. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia de Carvalho Candeia Patrocínio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.