Um relato de experiência sobre o uso do Google Docs na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

  • Patricia de Carvalho Candeia Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.40132

Palavras-chave:

Tecnologias, Educação de jovens e adultos, Google Docs

Resumo

Ao utilizar a informática como recurso no processo de ensino e aprendizagem, é importante levar em conta
vários aspectos, inclusive métodos e conteúdos de tais experiências e as formas de avaliação. Por isso, no atual contexto
educacional, em que os estudantes são nativos digitais, é preciso considerar a efetiva integração das tecnologias digitais
no currículo escolar. A partir desses pressupostos foram inseridas atividades remotas através do Google Docs. com
objetivo de promover a familiarização dos alunos da educação de jovens e adultos com os meios tecnológicos. Para
avaliar a experiência foram aplicadas atividades e questionários que embasaram os resultados deste relato. Conclui-se
que o uso do Google Docs, especificamente na resolução de exercícios, colaborou com a melhoria na aprendizagem
dos alunos. Portanto, nesta experiência, constata-se que o uso do Google Docs. foi positivo no ensino e aprendizagem
remotos.

Biografia do Autor

Patricia de Carvalho Candeia Patrocínio

Professora da Escola Municipal Araripe Júnior – Governador Valadares – MG.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: “Economia, sociedade e cultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra. 2003.

CYSNEIROS, P. G. (1999). Novas tecnologias na sala de aula: “Melhoria do ensino ou inovação conservadora?” In Revista Informática Educativa. Universidad de los Andes. vol. 12, (1), pp. 11-24.

FERREIRA, L. A.; CRUZ, B. D. S.; ALVES, A. O.; LIMA, I. P. Ensino de Matemática e Covid-19: “práticas docentes durante o ensino remoto”. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, vol. 11 – Nº 2 – 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/ article/view/247850>. Acesso em: 13 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i2.247850.

FLORES, Angelita Marçal - A Informática na Educação: “Uma Perspectiva Pedagógica – monografia- Universidade do Sul de Santa Catarina 1996.

HEINECK, Marina Feldens. Inclusão digital na EJA: “Uma experiência de escrita coletiva”. 2015.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: “Novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade”./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001.

VISE, David A.; MALSEED, Mark. Google: “A história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos”. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-27

Como Citar

PATROCÍNIO, P. de C. C. . Um relato de experiência sobre o uso do Google Docs na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lynx, [S. l.], v. 2, 2023. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.40132. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/40132. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência