Educação, pandemia e plataformas digitais: mais conectados ou expostos?

Autores

  • Kadja Janaina Vieira Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39505

Palavras-chave:

Educação. Pandemia. Plataformas digitais.

Resumo

Considerando que ano de 2020, a população mundial se viu desafiada pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 e que no contexto educacional, plataformas digitais controladas por grandes corporações de tecnologia se apresentaram como estratégia inevitável para assegurar a manutenção das atividades escolares, este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre o avanço dessas empresas conhecidas pelo acrônimo GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft) na Educação brasileira durante o ano de 2020 e busca ampliar a discussão a partir do seguinte questionamento: estamos atentos ao modo de operação dessas empresas e as implicações relacionadas à quantidade maciça de dados produzidos diariamente pela comunidade escolar por meio dessas infraestruturas digitais?

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-27

Como Citar

VIEIRA PEREIRA, K. J. Educação, pandemia e plataformas digitais: mais conectados ou expostos?. Lynx, [S. l.], v. 2, 2023. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.39505. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/39505. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais