Educação, pandemia e plataformas digitais: mais conectados ou expostos?

Autores

  • Kadja Janaina Vieira Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39505

Palavras-chave:

Educação. Pandemia. Plataformas digitais.

Resumo

Considerando que ano de 2020, a população mundial se viu desafiada pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 e que no contexto educacional, plataformas digitais controladas por grandes corporações de tecnologia se apresentaram como estratégia inevitável para assegurar a manutenção das atividades escolares, este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre o avanço dessas empresas conhecidas pelo acrônimo GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft) na Educação brasileira durante o ano de 2020 e busca ampliar a discussão a partir do seguinte questionamento: estamos atentos ao modo de operação dessas empresas e as implicações relacionadas à quantidade maciça de dados produzidos diariamente pela comunidade escolar por meio dessas infraestruturas digitais?

Referências

AMIEL, T. et al. Educação aberta, plataformas e capitalismo de vigilância: a pandemia como encruzilhada. Série Lavits_Covid19_#20, 22 set. 2020. Disponível em: https://lavits.org/lavits_covid19_20-educacao-aberta-plataformas-e-capitalismo-de-vigilancia-a-pandemia-como-encruzilhada/?lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2021.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica. Brasília, DF, 2020h. Disponível em: https://shortest.link/2hj2. Acesso em: 20 out. 2020.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.br). TIC Domicílios 2019: principais resultados. São Paulo, 2020. Disponível em: https://bityli.com/Fk6hwi. Acesso em: 5 jan. 2021.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.br). Painel TIC COVID-19: pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3. ed. São Paulo, nov. 2021. Disponível em: https://bityli.com/aCVNaSw. Acesso em: 5 jan. 2021.

COULDRY, N.; YU, J. Deconstructing datafication’s brave new world. New Media & Society, v. 20, n. 12, p. 4473-4491, 2018.

FONTANEL, Jacques. GAFAM, a progress and a danger for civilization. In: FINANCIAL ARCHITECTURE: forced economic development in the context of external shocks and internal inconsistencies. St. Petersburg: St. Petersburg State University of Economics (UNECON), apr. 2019. Disponível em: https://hal.univ-grenoble-alpes.fr/hal-02102188/document. Acesso em: 12 dez. 2021.

MONTAGNER, C. Secretarias de educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da tecnologia. Rede Lavits, 20 ago. 2018. Disponível em: https://bityli.com/moGnNQ3. Acesso em: 10 nov. 2021.

PARRA, Henrique et al. Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do Google Suite for Education. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. 63-99, 2018.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 3º. Ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.

SILVEIRA, S. A. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: JOYCE, S. A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, p. 31-45, 2018.

VAN DIJCK, José. Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. Matrizes, v. 11, n. 1, p. 39-59, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143050607004.pdf. Acesso em: 3 jun. de 2020.

VAN DIJCK, J.; POELL, T. Social media Platforms and education, 2018. In: The SAGE Handbook of social media, p. 579-591, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3091630. Acesso em: 6 jul. 2020.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-27

Como Citar

VIEIRA PEREIRA, K. J. Educação, pandemia e plataformas digitais: mais conectados ou expostos?. Lynx, [S. l.], v. 2, 2023. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.39505. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/39505. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais