Educação, pandemia e plataformas digitais: mais conectados ou expostos?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39505Palavras-chave:
Educação. Pandemia. Plataformas digitais.Resumo
Considerando que ano de 2020, a população mundial se viu desafiada pela crise provocada pela pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 e que no contexto educacional, plataformas digitais controladas por grandes corporações de tecnologia se apresentaram como estratégia inevitável para assegurar a manutenção das atividades escolares, este trabalho é um recorte de uma pesquisa sobre o avanço dessas empresas conhecidas pelo acrônimo GAFAM (Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft) na Educação brasileira durante o ano de 2020 e busca ampliar a discussão a partir do seguinte questionamento: estamos atentos ao modo de operação dessas empresas e as implicações relacionadas à quantidade maciça de dados produzidos diariamente pela comunidade escolar por meio dessas infraestruturas digitais?
Referências
AMIEL, T. et al. Educação aberta, plataformas e capitalismo de vigilância: a pandemia como encruzilhada. Série Lavits_Covid19_#20, 22 set. 2020. Disponível em: https://lavits.org/lavits_covid19_20-educacao-aberta-plataformas-e-capitalismo-de-vigilancia-a-pandemia-como-encruzilhada/?lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2021.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica. Brasília, DF, 2020h. Disponível em: https://shortest.link/2hj2. Acesso em: 20 out. 2020.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.br). TIC Domicílios 2019: principais resultados. São Paulo, 2020. Disponível em: https://bityli.com/Fk6hwi. Acesso em: 5 jan. 2021.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Cetic.br). Painel TIC COVID-19: pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3. ed. São Paulo, nov. 2021. Disponível em: https://bityli.com/aCVNaSw. Acesso em: 5 jan. 2021.
COULDRY, N.; YU, J. Deconstructing datafication’s brave new world. New Media & Society, v. 20, n. 12, p. 4473-4491, 2018.
FONTANEL, Jacques. GAFAM, a progress and a danger for civilization. In: FINANCIAL ARCHITECTURE: forced economic development in the context of external shocks and internal inconsistencies. St. Petersburg: St. Petersburg State University of Economics (UNECON), apr. 2019. Disponível em: https://hal.univ-grenoble-alpes.fr/hal-02102188/document. Acesso em: 12 dez. 2021.
MONTAGNER, C. Secretarias de educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da tecnologia. Rede Lavits, 20 ago. 2018. Disponível em: https://bityli.com/moGnNQ3. Acesso em: 10 nov. 2021.
PARRA, Henrique et al. Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do Google Suite for Education. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. 63-99, 2018.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 3º. Ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.
SILVEIRA, S. A. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. In: JOYCE, S. A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, p. 31-45, 2018.
VAN DIJCK, José. Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. Matrizes, v. 11, n. 1, p. 39-59, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143050607004.pdf. Acesso em: 3 jun. de 2020.
VAN DIJCK, J.; POELL, T. Social media Platforms and education, 2018. In: The SAGE Handbook of social media, p. 579-591, 2017. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3091630. Acesso em: 6 jul. 2020.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kadja Janaina Vieira Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.