Os efeitos da gamificação no processo de ensino aprendizagem

Autores

  • Daniel Gonçalves Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF https://orcid.org/0000-0001-5267-681X
  • José Maria N. David Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39201

Palavras-chave:

Gamificação, Engajamento, Atividade gamificada

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a utilização de recursos presentes na gamificação pode apoiar o aprendizado em um ambiente educacional utilizando a plataforma gamificada Matific voltada para disciplina de matemática. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada com alunos do sexto ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública no município de Governador Valadares – MG. Para tal, dividiu-se a turma em grupos de tratamento e controle que participaram de tarefas que nos permitiu concluir, a partir de um questionário e de observações que, um ambiente gamificado pode gerar resultados positivos no aprendizado do aluno como houve no grupo de tratamento desta pesquisa. A partir da pesquisa, foi possível compreender aspectos que podem afetar positivamente ou negativamente o andamento da aula e principalmente no aprendizado do aluno. Trabalhar com grupos menores contribuiu positivamente para a realização das atividades bem como a atenção dos alunos, um ambiente com muito barulho externo ou conversas intensas dispersa o foco da turma comprometendo a qualidade do aprendizado. Notou-se também que, o uso de recursos tecnológicos sem interação não gera resultados relevantes, o aluno precisa fazer parte da ação, é necessário que ele interaja com atividade a ponto que consiga perceber que há várias formas de atingir o mesmo objetivo, dessa forma ele estimula seu raciocínio logico e desenvolve novas habilidades.

Palavras-chave: Gamificação, Matific, Aluno, Engajamento, Tecnologia, Atividade gamificada.

Biografia do Autor

José Maria N. David, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Docente e Pesquisador do Departamento de Ciência da Computação (Universidade Federal de Juiz de Fora).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-22

Como Citar

GONÇALVES PEREIRA, D.; DAVID, J. M. N. . Os efeitos da gamificação no processo de ensino aprendizagem. Lynx, [S. l.], v. 2, 2022. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.39201. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/39201. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais