Percepções de alunos do curso de Licenciatura em Computação acerca da utilização de Gamificação na plataforma Moodle
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39148Palavras-chave:
Computação, Gamificação, EAD, AVAResumo
O presente estudo dispôs como finalidade avaliar a percepção de alunos dos últimos períodos do curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal de Juiz de Fora via EaD, acerca da utilização de gamificação na plataforma Moodle, utilizada durante o decorrer do curso. Além disso, observou-se quais as opções mais interessantes dentro de algumas técnicas já conhecidas para aplicação com intuito de causar maior engajamento e interesse dos alunos. A coleta de participações foi realizada através da internet com questionário desenvolvido na ferramenta Google Formulários. A partir dos resultados ficou evidenciado que os participantes se mostraram insatisfeitos com o nível de gamificação presente no curso, gostariam que a metodologia contasse com maior presença no decorrer da graduação e foram bastante receptivos com as ideias de algumas aplicações de gamificação descritas no estudo, principalmente quando se tratam de sistema de pontos / moeda virtual com possibilidade de troca por recompensas chamativas. No entanto, alguns alunos não consideraram a gamificação essencial para o processo de aprendizagem.
Referências
BARATA, Gabriel et al. Melhorando o ensino universitário com a gamificação. In: PORTUGUESE CONFERENCE ON HUMAN-MACHINE INTERACTION. 2013.
BORGES, Simone de S. et al. Gamificação aplicada à educação: um mapeamento sistemático. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2013. p. 234.
CAPARRÓZ, Adriana; LOPES, Maria Cristina. Desafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, n. 2, p. 50-58, 2008.
DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining" gamification". In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 2011. p. 9-15.
DOS SANTOS ROQUE, Alexandre; SANTOS, Cristina Paludo; GEISS, Eno. GameLearning e suas Contribuições ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
FARDO, Marcelo Luís. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. 2014.
HUNTER, Dan; WERBACH, Kevin. For the win. Philadelphia, PA, USA: Wharton digital press, 2012.
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley & Sons, 2012.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. 2010.
MOODLE STATS. Moodle. Disponível em: <https://stats.moodle.org/>. Acesso em 22 de out. de 2020.
PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, M. R. A. C. Ambientes virtuais de aprendizagem. AVA-Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, p. 4-22, 2007.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. " O'Reilly Media, Inc.", 2011.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Athayde Sabbagh, Rodrigo Luis de Souza da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.