Percepções de alunos do curso de Licenciatura em Computação acerca da utilização de Gamificação na plataforma Moodle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39148

Palavras-chave:

Computação, Gamificação, EAD, AVA

Resumo

O presente estudo dispôs como finalidade avaliar a percepção de alunos dos últimos períodos do curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal de Juiz de Fora via EaD, acerca da utilização de gamificação na plataforma Moodle, utilizada durante o decorrer do curso. Além disso, observou-se quais as opções mais interessantes dentro de algumas técnicas já conhecidas para aplicação com intuito de causar maior engajamento e interesse dos alunos. A coleta de participações foi realizada através da internet com questionário desenvolvido na ferramenta Google Formulários. A partir dos resultados ficou evidenciado que os participantes se mostraram insatisfeitos com o nível de gamificação presente no curso, gostariam que a metodologia contasse com maior presença no decorrer da graduação e foram bastante receptivos com as ideias de algumas aplicações de gamificação descritas no estudo, principalmente quando se tratam de sistema de pontos / moeda virtual com possibilidade de troca por recompensas chamativas. No entanto, alguns alunos não consideraram a gamificação essencial para o processo de aprendizagem.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-22

Como Citar

ATHAYDE SABBAGH, D.; DE SOUZA DA SILVA, R. L. Percepções de alunos do curso de Licenciatura em Computação acerca da utilização de Gamificação na plataforma Moodle. Lynx, [S. l.], v. 2, 2022. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.39148. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/39148. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais