Dos livros às telas : Harry Potter como uma história transmídia

Autores/as

  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Sanseverino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21212

Palabras clave:

transmídia, convergência, remediação, Harry Potter, Pottermore

Resumen

O artigo identifica e avalia elementos da história de Harry Potter, originada na série de livros de J.K. Rowling, que a transformaram em uma narrativa transmídia. Através da pesquisa bibliográfica, estabelecemos o conceito narrativa de transmídia a partir de Jenkins (2009a), como uma forma complexa de contar histórias e consideramos como este se relaciona com os conceitos de convergência e remediação. Percebemos que o mundo mágico de Rowling se torna um extenso universo ficcional em múltiplas plataformas, com cada novo texto contribuindo de forma diferente e relevante para o todo. Entendemos que a criação do site Pottermore demarcou a transmidialidade da série. Concluímos que, a partir do livro impresso como suporte midiático, estratégias de migração digital foram incorporadas à narrativa, acionando novos recursos e estratégias para sua apresentação. 

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD).

Gabriela Sanseverino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2016-08-31

Cómo citar

GRUSZYNSKI, A. C.; SANSEVERINO, G. Dos livros às telas : Harry Potter como uma história transmídia. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21212. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21212. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos