Processos de produção e design editorial multiplataforma: um olhar sobre o jornal Zero Hora

Autores

  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Sanseverino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21138

Palavras-chave:

design editorial, edição, multiplataforma, jornal, Zero Hora

Resumo

O artigo identifica e analisa alterações empreendidas no âmbito da produção jornalística com foco na publicação multiplataforma, tendo em vista demandas que incidem sobre a atividade de design editorial, tomando como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH). Com base na pesquisa documental e observação realizada na redação do periódico, evidenciam-se aspectos que apontam para tensionamentos entre os processos de produção para o tradicional mundo impresso, com limites físicos de informação, e o espaço online como um contínuo informativo. Estes apontam para diferentes gerenciamentos simultâneos da relação entre espaço e tempo no âmbito da redação integrada e sua significativa dependência dos sistemas computacionais que viabilizam os processos de produção e publicação.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD).

Gabriela Sanseverino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes.

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Publicado

2015-01-27

Como Citar

GRUSZYNSKI, A. C.; SANSEVERINO, G. Processos de produção e design editorial multiplataforma: um olhar sobre o jornal Zero Hora. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21138. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21138. Acesso em: 22 dez. 2024.