O vídeoclipe na Web: consumo de massa?

Autores/as

  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nathan Mello dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21087

Palabras clave:

Videoclipe, Internet, indústria fonográfica, cibercultura

Resumen

O artigo  traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Mackenzie. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de comunicação e cultura, com ênfase em estudos sobre narrativas audiovisuais e análise fílmica. No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre produção audiovisual das periferias e atualmente investiga as relações entre audiovisual, novas mídias e cibercutura. 

Citas

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CASTRO, Gisela. As Tribos de Ciberouvintes: Música e Internet. Trabalho apresentado ao NP 21: Comunicação e Culturas Urbanas do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1426-1.pdf>

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz. Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

JANOTTI JR., Jeder. Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais. Rio Grande do Sul: UNIrevista, Vol. 1, nº 3, 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Janotti.PDF>

JANOTTI JR., Jeder. Música popular massiva e Comunicação: um universo particular. Trabalho apresentado ao VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Comunicação e Culturas Urbanas, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1144-1.pdf>

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KELLNER, Douglas. A Cultura de mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, São Paulo, EDUSC, 2001.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2001.

NERCOLIN, M.J.; HOLZBAC, A. D. Videoclipe em tempos de reconfigurações. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 39, p. 50-56, agosto de 2009.

VAZ, Gil Nuno. História da música independente. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

YÚDICE, George. Nuevas tecnologias, música y experiência. Barcelona, España: Gedisa Ed, 2007.

ZANETTI, Daniela; BELO, Rafaela. Da TV pra a Web 2.0: Os novos usos do videoclipe. Salvador: Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura, Vol. 10, nº 3, p. 777-793, 2012. Disponível em:
< http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/viewArticle/6265 >

Publicado

2014-08-15

Cómo citar

ZANETTI, D.; DOS SANTOS, N. M. O vídeoclipe na Web: consumo de massa?. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21087. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087. Acesso em: 22 nov. 2024.