(Web)celebridade: O sujeito ordinário e a narrativa cotidiana sob holofotes

Autores

  • Amanda Meschiatti Vasconcellos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21395

Palavras-chave:

celebridade, sujeito ordinário, cotidiano, capitalismo afetivo, cibercultura

Resumo

Este artigo tem por objetivo localizar a celebridade como um elemento simbólico ativo na vida cotidiana e compreender sua ascensão enquanto espírito de nosso tempo. Para isso, é necessário adentrar ao fenômeno das webcelebridades, isto é, as celebridades que se originam da internet, rompendo com o estatuto histórico da fama e transformando o cotidiano de seus personagens (o homem ordinário) em assuntos passíveis de serem espetacularizados.

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Biografia do Autor

Amanda Meschiatti Vasconcellos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda de Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFES). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Participa do grupo de pesquisas em Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT).

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora do grupo de pesquisas em Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

MESCHIATTI VASCONCELLOS, A.; ZANETTI, D. (Web)celebridade: O sujeito ordinário e a narrativa cotidiana sob holofotes. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21395. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21395. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea