O vídeoclipe na Web: consumo de massa?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21087Keywords:
Videoclipe, Internet, indústria fonográfica, ciberculturaAbstract
O artigo traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade.
Downloads
References
CASTRO, Gisela. As Tribos de Ciberouvintes: Música e Internet. Trabalho apresentado ao NP 21: Comunicação e Culturas Urbanas do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1426-1.pdf>
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz. Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.
JANOTTI JR., Jeder. Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais. Rio Grande do Sul: UNIrevista, Vol. 1, nº 3, 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Janotti.PDF>
JANOTTI JR., Jeder. Música popular massiva e Comunicação: um universo particular. Trabalho apresentado ao VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Comunicação e Culturas Urbanas, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1144-1.pdf>
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KELLNER, Douglas. A Cultura de mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, São Paulo, EDUSC, 2001.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2001.
NERCOLIN, M.J.; HOLZBAC, A. D. Videoclipe em tempos de reconfigurações. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 39, p. 50-56, agosto de 2009.
VAZ, Gil Nuno. História da música independente. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
YÚDICE, George. Nuevas tecnologias, música y experiência. Barcelona, España: Gedisa Ed, 2007.
ZANETTI, Daniela; BELO, Rafaela. Da TV pra a Web 2.0: Os novos usos do videoclipe. Salvador: Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura, Vol. 10, nº 3, p. 777-793, 2012. Disponível em:
< http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/viewArticle/6265 >
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).