O vídeoclipe na Web: consumo de massa?

Autores

  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nathan Mello dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21087

Palavras-chave:

Videoclipe, Internet, indústria fonográfica, cibercultura

Resumo

O artigo  traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Mackenzie. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de comunicação e cultura, com ênfase em estudos sobre narrativas audiovisuais e análise fílmica. No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre produção audiovisual das periferias e atualmente investiga as relações entre audiovisual, novas mídias e cibercutura. 

Referências

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CASTRO, Gisela. As Tribos de Ciberouvintes: Música e Internet. Trabalho apresentado ao NP 21: Comunicação e Culturas Urbanas do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1426-1.pdf>

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz. Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

JANOTTI JR., Jeder. Por uma análise midiática da música popular massiva. Uma proposição metodológica para a compreensão do entorno comunicacional, das condições de produção e reconhecimento dos gêneros musicais. Rio Grande do Sul: UNIrevista, Vol. 1, nº 3, 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Janotti.PDF>

JANOTTI JR., Jeder. Música popular massiva e Comunicação: um universo particular. Trabalho apresentado ao VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação – NP Comunicação e Culturas Urbanas, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1144-1.pdf>

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KELLNER, Douglas. A Cultura de mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, São Paulo, EDUSC, 2001.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2001.

NERCOLIN, M.J.; HOLZBAC, A. D. Videoclipe em tempos de reconfigurações. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 39, p. 50-56, agosto de 2009.

VAZ, Gil Nuno. História da música independente. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

YÚDICE, George. Nuevas tecnologias, música y experiência. Barcelona, España: Gedisa Ed, 2007.

ZANETTI, Daniela; BELO, Rafaela. Da TV pra a Web 2.0: Os novos usos do videoclipe. Salvador: Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura, Vol. 10, nº 3, p. 777-793, 2012. Disponível em:
< http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/viewArticle/6265 >

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

ZANETTI, D.; DOS SANTOS, N. M. O vídeoclipe na Web: consumo de massa?. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21087. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087. Acesso em: 28 mar. 2024.