O vídeoclipe na Web: consumo de massa?

Autores

  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Nathan Mello dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21087

Palavras-chave:

Videoclipe, Internet, indústria fonográfica, cibercultura

Resumo

O artigo  traz algumas considerações sobre a migração do videoclipe da TV para a Web e a apropriação de plataformas on line de disponibilização de vídeos por parte da indústria fonográfica e do mercado musical independente. O estudo se baseia na análise de alguns videoclipes mais visualizados no Youtube, buscando situar a música popular neste contexto. Considera-se da hipótese de que, mesmo estando associada o um forte discurso de segmentação de mercado, a Web também possibilita a efetivação do mercado dos chamados hits musicais. Tal fenômeno está em conformidade com o cenário da convergência midiática, que tem contribuído para modificar as formas de consumo musical na contemporaneirade.

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Biografia do Autor

Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Mackenzie. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de comunicação e cultura, com ênfase em estudos sobre narrativas audiovisuais e análise fílmica. No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre produção audiovisual das periferias e atualmente investiga as relações entre audiovisual, novas mídias e cibercutura. 

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Publicado

2014-08-15

Como Citar

ZANETTI, D.; DOS SANTOS, N. M. O vídeoclipe na Web: consumo de massa?. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21087. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21087. Acesso em: 23 dez. 2024.