O ativismo do Greenpeace e a ampliação da esfera pública

Autores

  • Maria Ivete Trevisan Fossá PPGs em Comunicação e em Administração / UFSM
  • Rafaela Caetano Pinto PPG em Comunicação Midiática / UFSM

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20996

Palavras-chave:

esfera pública, movimentos sociais, Greenpeace

Resumo

Esta pesquisa analisa o papel do Greenpeace como
produtor social e como suas ações ativistas buscam sustentar o debate
sobre o meio ambiente na esfera pública. O corpus de pesquisa foi
composto pelas notícias referentes às ações ativistas relacionadas aos
escopos de trabalho do Greenpeace realizados no Brasil, de janeiro a
abril do ano de 2011. As notícias escolhidas foram aquelas veiculadas
nos três jornais de maior circulação no Brasil e no site institucional do
Greenpeace. A metodologia foi a análise de conteúdo de BARDIN
(1977) que permitiu discutir de que forma as ações ativistas realizadas
pelo Greenpeace, ao serem veiculadas nos meios de comunicação,
ampliam e sustentam o debate sobre meio ambiente na esfera pública.

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Publicado

2011-12-14

Como Citar

FOSSÁ, M. I. T.; PINTO, R. C. O ativismo do Greenpeace e a ampliação da esfera pública. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20996. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20996. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos