O ativismo do Greenpeace e a ampliação da esfera pública
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20996Palavras-chave:
esfera pública, movimentos sociais, GreenpeaceResumo
Esta pesquisa analisa o papel do Greenpeace comoprodutor social e como suas ações ativistas buscam sustentar o debate
sobre o meio ambiente na esfera pública. O corpus de pesquisa foi
composto pelas notícias referentes às ações ativistas relacionadas aos
escopos de trabalho do Greenpeace realizados no Brasil, de janeiro a
abril do ano de 2011. As notícias escolhidas foram aquelas veiculadas
nos três jornais de maior circulação no Brasil e no site institucional do
Greenpeace. A metodologia foi a análise de conteúdo de BARDIN
(1977) que permitiu discutir de que forma as ações ativistas realizadas
pelo Greenpeace, ao serem veiculadas nos meios de comunicação,
ampliam e sustentam o debate sobre meio ambiente na esfera pública.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-14
Como Citar
FOSSÁ, M. I. T.; PINTO, R. C. O ativismo do Greenpeace e a ampliação da esfera pública. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20996. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20996. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).