Reconceituação do Serviço Social e seminários latino-americanos: análise da participação da Escola de Porto Alegre | Social work reconception and Latin American seminars: analysis of the participation of the Porto Alegre School

Autores

  • Graziela Scheffer
  • Thaisa Closs
  • Inez Zacarias

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2019.v19.27773

Palavras-chave:

reconceituação do serviço social, seminários latino-americanos, Rio-Grande do Sul

Resumo

Esse artigo é fruto da terceira etapa da pesquisa “O Movimento de Reconceituação Latino-americano na Escola de Serviço Social de Porto Alegre”, que visa identificar as bases do debate latino-americano nesta escola. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório com entrevistas, consultas a artigos, livros e documentos históricos a fim de caracterizar a expressão de tendência reconceituadora na Escola de Porto Alegre, assim como sua repercussão no Movimento de Reconceituação na América Latina. O artigo tem como fio condutor os seminários latino-americanos de Serviço Social e a participação dos professores gaúchos nesses eventos. Destaca-se também a trajetória de Seno Cornely, na época professor da Escola de Serviço Social de Porto Alegre (ESS-POA), por seu protagonismo no Movimento de Reconceituação e sua intensa participação na articulação profissional na América Latina.

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Publicado

2019-08-26