Sobre avaliação das submissões

Processo de avaliação pelos pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Libertas é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas. No desk review, a Comissão Editorial se reúne e analisa, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo do Serviço Social e das ciências humanas e sociais em geral. Quando necessário, os editores também envolvem algum membro do Conselho de Avaliadores nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista e aos critérios argumentativos próprios de um texto de caráter científico os autores são comunicados sobre a decisão, em até quarenta e cinco dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores de reconhecida produção acadêmica em suas áreas de atuação. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o Serviço Social, e ciências sociais em geral. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base no programa editorial da revista. Durante a análise, será levada em conta a probidade ético-teórica, bem como, serão verificados o rigor, a clareza e a precisão do conteúdo analítico; o rigor, a clareza e a precisão da redação. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com o(s) autor(es), a(s) autora(s). Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. A Comissão Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es), a(s) autora(s) no processo de avaliação, como, também, assegura aos avaliadores, às avaliadoras, o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para emitir julgamentos.

O(s) autore(s), as autora(s) devem informar a existência de conflitos de interesses (financeiros ou de outra ordem) que possam ter influenciado o seu trabalho. Portanto, precisam registrar no artigo todo o apoio institucional recebido e outras colaborações (financeiras ou pessoais) relacionadas ao estudo e/ou pesquisa realizados. O parecerista, por sua vez, deve comunicar à Comissão Editorial quaisquer conflitos de interesses que, em sua opinião, possam influir na sua avaliação sobre o artigo (caso o identifique) e, quando couber, deve declarar-se impedido de analisá-lo.

 

Acerca dos resultados dos pareceres da avaliação

São cinco as figuras possíveis dos resultados do processo de avaliação:

REJEITADO: a rejeição do artigo significa que o artigo não será novamente avaliado, ainda que o autor faça modificações em seu conteúdo ou no título do artigo submetido. Caso haja interesse por parte do autor em submeter o artigo com a mesma temática no períodico será considerado o prazo mínimo para nova avaliação de pelo menos 12 meses.

SUBMETER NOVAMENTE: mediante as considerações feitas na avaliação do artigo, caso deseje, o autor poderá fazer modificações e submetê-lo novamente à revista. Nesse caso, é necessário iniciar uma nova submissão do artigo.

CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS: as correções indicadas pelos avaliadores devem ser observadas pelo autor; uma vez processadas (ou devidamente justificadas as argumentações presentes no artigo submetido), o texto é aprovado para publicação. Fica condicionado à avaliação por parte dos editores a aprovação do artigo após as correções, ou seja, caberá à comissão editorial verificar se as modificações sugeridas foram efetivadas ou devidamente justificadas.

ARTIGO ACEITO: uma vez aprovado pela avaliação dos pares o artigo é enviado para o processo de edição de texto, ficando desde já agendado para publicação no periódico.

SUBMETER A OUTRA REVISTA: nesse caso, mediante a avaliação dos pares, fica caracterizado a inadequação da temática tratada para o períodico, e/ou sua maior pertinência a outro períodico cujas definições editoriais correspondam mais ao tema abordado no artigo.