Destinos (im)prováveis: um estudo sobre alunos beneficiários de política de ação afirmativa egressos do Serviço Social

Autores

  • Tânia Horsth Noronha Jardim Pontifícia Universidade Católica - Rio

Palavras-chave:

Política de ação afirmativa, ensino superior, desigualdade na educação, mobilidade social.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar o perfil e a trajetória pessoal e profissional do aluno egresso de Serviço Social, beneficiário de política de ação afirmativa de uma universidade comunitária da Zona Sul do Rio de Janeiro, matriculado entre os anos de 2000 a 2010. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza quanti-qualitativa. Ao final, concluímos que indivíduos das classes populares, a partir do acesso ao ensino superior, podem romper com um ciclo perverso de exclusão e transformar sua trajetória de vida, tornando-se “personalidades emblemáticas” para sua família e comunidade de origem e exemplos concretos de mobilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-04