A Natureza Educativa nas Ocupações de Luta Pela Terra no Brasil

Autores

  • Gilvânia Ferreira da Silva

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Ocupações de Terras, Reforma Agrária, Educação, Pedagogia Libertária

Resumo

A ocupação da terra, da escola, das ruas e dos espaços públicos possibilita ao sujeito momentosde contestação, de ruptura, de diálogo, de debate de idéias, fomentando a construção de umanova estrutura social. Esse processo ocorre de forma interligada por objetivos e interesses quemovem os sujeitos em busca da terra, constituindo a dialética das lutas sociais, desenvolvendooutras dimensões culturais daqueles que se lançam a experimentar, a desafiar e romper com asestruturas de poder geradas pela estrutura fundiária capitalista brasileira, que historicamente seinstituiu, impondo ao trabalhador e à trabalhadora uma situação de exclusão e dominação.Neste momento, é estabelecido um palco propício para a luta de classes, disputa entre quemtem o poder e domina e de quem foi dominado e resiste. O ato de ocupar depende de umadecisão individual e coletiva, movida pela necessidade de obter a terra e de se ter espaços dereprodução da vida que sejam próprios.

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Biografia do Autor

Gilvânia Ferreira da Silva

Especialista em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Militante doMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

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Publicado

2012-10-08