Atualidade do pensamento educacional de Florestan Fernandes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.47841Palavras-chave:
Florestan Fernandes, Capitalismo dependente, Realidade brasileira, Pensamento educacionalResumo
O Brasil é permeado por históricos dilemas educacionais que se particularizam na dinâmica do capitalismo dependente. Assim, o presente artigo trata da atualidade do pensamento educacional do intelectual-militante Florestan Fernandes. Tem como objetivo refletir sobre a atualidade do pensamento educacional deste intelectual para pensar os desafios da educação pública na contemporaneidade. Orientado pelo método histórico-dialético, a pesquisa de natureza qualitativa se baseou em pesquisa bibliográfica sobre o pensamento educacional de Florestan Fernandes e de artigos publicados nos periódicos da área de educação fundamentados no pensamento florestiano. Com isso, demonstrou-se a atualidade do pensamento educacional do autor e as múltiplas possibilidades de diálogo com sua obra para pensar os desafios educacionais contemporâneos no âmbito da educação básica e superior, trabalho docente, as concepções de educação e a conformação da educação na dinâmica do capitalismo dependente brasileiro.
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