Atualidade do pensamento educacional de Florestan Fernandes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.47841

Palavras-chave:

Florestan Fernandes, Capitalismo dependente, Realidade brasileira, Pensamento educacional

Resumo

O Brasil é permeado por históricos dilemas educacionais que se particularizam na dinâmica do capitalismo dependente. Assim, o presente artigo trata da atualidade do pensamento educacional do intelectual-militante Florestan Fernandes. Tem como objetivo refletir sobre a atualidade do pensamento educacional deste intelectual para pensar os desafios da educação pública na contemporaneidade. Orientado pelo método histórico-dialético, a pesquisa de natureza qualitativa se baseou em pesquisa bibliográfica sobre o pensamento educacional de Florestan Fernandes e de artigos publicados nos periódicos da área de educação fundamentados no pensamento florestiano. Com isso, demonstrou-se a atualidade do pensamento educacional do autor e as múltiplas possibilidades de diálogo com sua obra para pensar os desafios educacionais contemporâneos no âmbito da educação básica e superior, trabalho docente, as concepções de educação e a conformação da educação na dinâmica do capitalismo dependente brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raí Vieira Soares, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto no Departamento de Serviço Social da UnB. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social no Capitalismo Dependente (GEDUSSC/UnB).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social. Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.

ALENCAR, Lídia; YANNOULAS, Silvia. Educação Domiciliar como Escolha Política, Moral e Mercadológica da Nova Direita no Brasil. Revista Educacíon, Política y Sociedad, v. 07, n. 02, 2022, p. 103-128.

ANDRADE, Maria Carolina de Pires; MOTTA, Vânia Cardoso da. O empresariamento da educação de novo tipo e seus agentes: o empresariado educacional do tempo presente. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 42, 2022, p. 01-27.

AZEVEDO, Rômulo Souza de; AMARAL, Cláudia Tavares do. Educação para além da matrícula: crianças migrantes, refugiadas, e a Resolução nº 1/2020. Revista Teias, v. 23, n. 69, 2022, p. 134-146.

BRASIL. Censo Escolar 2023: divulgação de resultados. Brasília: Diretoria de Estatísticas Educacionais - MEC, 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Brasília: Diário Oficial da União, 2019.

BRZEZINSKI, Iria. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, v. 08, n. 02, 2010, p. 185-206.

CASSOL, Claudionei Vicente; CANAN, Silvia Regina; VANI, Juliana. Formação, tecnologias e políticas públicas: questões conceituais e estruturas sociais de poder. Revista Diálogo Educacional, v. 22, n. 74, 2022, p. 1226-1251.

DUARTE, Janaina Lopes do Nascimento; LIMA, Kátia. Fascistização e educação superior: o futuro da universidade pública em xeque. Argumentum, v. 14, n. 01, 2022, p. 07-25.

FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. Marília: Lutas Anticapital, 2019.

FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 5. ed. São Paulo: Global, 2008a.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008b.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

FERNANDES, Florestan. Circuito Fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. 2ª ed. São Paulo: HUCITEC, 1979a.

FERNANDES, Florestan. Apontamentos sobre a “teoria do autoritarismo”. São Paulo: HUCITEC, 1979b.

FERNANDES, Florestan. Brasil: em compasso de espera. Pequenos escritos políticos. Coleção Pensamento Socialista. São Paulo: HUCITEC, 1980.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora; Editora da USP, 1966.

FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na Constituinte: leituras para a reforma. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo; Expressão Popular, 2014.

FERNANDES, Florestan. Universidade Brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020a.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Expressão popular, 2020b.

FERNANDES, Florestan. Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FERNANDES, Florestan. Poder e contrapoder na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

FERNANDES, Florestan. Revolução ou contrarrevolução? In: FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes: o Brasil de Florestan. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2018.

GOMES VICENTE, Mariana. Cursinhos populares e a juventude: potencialidades e contradições. Revista Fim do Mundo, v. 03, n. 08, 2022, p. 144-160.

GOMIDE, Denise Camargo; JACOMELI, Maria Regina Martins. O método de Marx na pesquisa sobre políticas educacionais. Políticas Educativas, Santa Maria, v. 10, n. 1, 2016, p. 64-78.

IANNI, Octávio. Florestan Fernandes e a formação da sociologia brasileira. In: IANNI, Octavio (Org.). Florestan Fernandes: sociologia crítica e militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

LAGE, Allene; MACÊDO, Perycles. Formação política e competência técnica na educação superior das mulheres: um olhar sobre as professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. Diversidade e Educação, v. 10, n. 01, 2022, p. 305-329.

LEHER, Roberto. Florestan Fernandes e a defesa da educação pública. Educação & Sociedade, v. 33, n. 121, 2012, p. 1157-1173.

MONTEIRO FERNANDES, Claudia. Ações afirmativas como política de combate às desigualdades raciais e de gênero na educação superior brasileira: resultados das últimas décadas. Novos Olhares Sociais, v. 05, n. 01, 2022, p. 08-39.

MORAES, Elivânia da Silva. A dimensão pedagógica do trabalho do assistente social. In: ALVES, Danielle Coelho; VALE, Erlênia Sobral do; CAMELO, Renata Albuquerque. Instrumentos e Técnicas do Serviço Social: desafios cotidianos para uma instrumentalidade mediada. Fortaleza: EdUECE, 2020.

OKUMURA, Julio Hideyshi; NOVAES, Henrique Tahan. Florestan na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988): propostas e pensamento educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, s/n, 2023, p. 1-18.

OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de; SANTOS, Fernando Silva dos. Trabalho docente na universidade pública: das políticas à prática de ensino. Humanidades & Inovação, v. 09, n. 02, 2022, p. 01-13.

REBOUÇAS, Willame Anderson Simões; CHAVES, Emanuela Rútila Monteiro; MARINHO, Iasmin da Costa. UERN vai à escola: uma experiência sobre formação e resistência coletiva. Extendere, v. 08, n. 01, 2022, p. 137-153.

RODRIGUES, Fabiana de Cássia. Florestan Fernandes e a educação pública na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Pro-Posições, Campinas, v. 33, 2022, p. 01-26.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estudos Avançados, v. 10, n. 26, 1996, p. 71-87.

SHIROMA, Eneida Oto; ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Educação e ideologia do neodesenvolvimentismo: heteronomia no campo educacional. Roteiro, v. 47, 2022, p. 01-25.

SILVA, Renato Oliveira da; SANTOS, Maria Escolástica de Moura; SANTOS, Pedro Pereira dos. Mercantilização e educação: os impactos do capitalismo dependente na educação superior no Brasil no contexto da crise estrutural do capital. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 14, n. 01, 2022, p. 293-308.

TREINTA, Fernanda Tavares; et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, 2014, p. 508-520.

VIANA, Jeane Santos Silva. (Des)caminhos da BNCC e da contrarreforma do ensino médio sob o amparo da internacionalização das políticas educacionais: implicações para o trabalho docente. Revista Desenvolvimento & Civilização, v. 03, n. 01, 2022, p. 72-93.

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático