Filha de Xica Manicongo: entrevista com Adriana Lohanna dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.47753Keywords:
Mulher transexual, Assistente social, Transfobia estrutural, Políticas públicasAbstract
A entrevista com Adriana Lohanna tem como objetivo compreender os desafios e estratégias de resistência de uma mulher transexual negra e nordestina em sua trajetória social e política. Como primeira mulher transexual a ocupar uma gestão da ENESSO e primeira mulher transexual assistente social de Sergipe, encontrou desafios e estratégias de resistência em sua trajetória, ocupando espaços da gestão estatal e de formulação de políticas públicas. O método utilizado foi a entrevista em profundidade, permitindo que Adriana relatasse sua vivência e destacasse a importância de sua presença em espaços historicamente negados às experiências transfemininas. As conclusões evidenciam que a transfobia estrutural, associada ao racismo, impõe barreiras significativas à inclusão e permanência de travestis e mulheres transexuais em diferentes âmbitos sociais, políticos e profissionais. No entanto, sua resiliência reafirma a urgência da representatividade e da formulação de políticas públicas inclusivas fortalecendo a luta por direitos e equidade.
Palavras-chave: Mulher transexual; Assistente social; Transfobia estrutural. Políticas públicas.
Downloads
References
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”, de Jeanne Favret-Saada. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), São Paulo, Brasil, v. 13, n. 13, p. 155–161, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50263. Acesso em: 2 mar. 2025.
NERY, João W. Viagem Solitária: Memórias de um transexual trinta anos depois. São Paulo: Editora Leya, 2011.
QUEBRADA, Linn da. Linn da Quebrada - Oração (Clipe Oficial). 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5rY2N1XuLI. Acesso em: 20 fev. 2025.
SANTOS, Adriana Lohanna dos. Formação das pessoas transexuais na Universidade Federal de Sergipe: enfrentamento e resistência das normas de gênero no espaço acadêmico. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Samuel Francisco Rabelo, Adriana Lohanna dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.

