Filha de Xica Manicongo: entrevista com Adriana Lohanna dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.47753Palavras-chave:
Mulher transexual, Assistente social, Transfobia estrutural, Políticas públicasResumo
A entrevista com Adriana Lohanna tem como objetivo compreender os desafios e estratégias de resistência de uma mulher transexual negra e nordestina em sua trajetória social e política. Como primeira mulher transexual a ocupar uma gestão da ENESSO e primeira mulher transexual assistente social de Sergipe, encontrou desafios e estratégias de resistência em sua trajetória, ocupando espaços da gestão estatal e de formulação de políticas públicas. O método utilizado foi a entrevista em profundidade, permitindo que Adriana relatasse sua vivência e destacasse a importância de sua presença em espaços historicamente negados às experiências transfemininas. As conclusões evidenciam que a transfobia estrutural, associada ao racismo, impõe barreiras significativas à inclusão e permanência de travestis e mulheres transexuais em diferentes âmbitos sociais, políticos e profissionais. No entanto, sua resiliência reafirma a urgência da representatividade e da formulação de políticas públicas inclusivas fortalecendo a luta por direitos e equidade.
Palavras-chave: Mulher transexual; Assistente social; Transfobia estrutural. Políticas públicas.
Downloads
Referências
FAVRET-SAADA, Jeanne. “Ser afetado”, de Jeanne Favret-Saada. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), São Paulo, Brasil, v. 13, n. 13, p. 155–161, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50263. Acesso em: 2 mar. 2025.
NERY, João W. Viagem Solitária: Memórias de um transexual trinta anos depois. São Paulo: Editora Leya, 2011.
QUEBRADA, Linn da. Linn da Quebrada - Oração (Clipe Oficial). 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y5rY2N1XuLI. Acesso em: 20 fev. 2025.
SANTOS, Adriana Lohanna dos. Formação das pessoas transexuais na Universidade Federal de Sergipe: enfrentamento e resistência das normas de gênero no espaço acadêmico. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Samuel Francisco Rabelo, Adriana Lohanna dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.

