O invisível salta aos olhos: saúde mental e residência multiprofissional no Hemorio
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.47156Palavras-chave:
Saúde mental, Residência multiprofissional, ResidentesResumo
Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos residentes do programa multiprofissional do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – Hemorio referente à experiência na residência e suas implicações na saúde mental desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter quanti-qualitativo, fundamentado no método crítico-dialético. O estudo está sustentado em análises bibliográficas e pesquisa de campo realizada no período de agosto a setembro de 2023. Verificou-se que 88,2% dos pesquisados tiveram alguma implicação em sua saúde mental. Além disso, o estudo evidenciou as contradições que permeiam a Residência Multiprofissional em Saúde, como também apontou suas potencialidades. Dentre as quais, um importante espaço de formação em saúde, e também um local de sofrimento mental. Desse modo, este trabalho visou contribuir para maiores reflexões e propor realizações de estudos com delineamento interventivo para que essa realidade seja modificada.
Downloads
Referências
BEHRING, E. R. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 18. ed. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução N.º 5, de 7 de novembro de 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNRMS N º 3, de 4 de maio de 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout. Acesso em: 13 fev. 2024.
CARNEIRO, S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CAVALCANTI, I. L. et al. Burnout e depressão em residentes de um Programa Multiprofissional em Oncologia: estudo longitudinal prospectivo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, p. 188-196, 2018.
COÊLHO, P. D. L. P. et al. Processo saúde-doença e qualidade de vida do residente multiprofissional. Revista Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 12, n. 12, p. 3492-3499, dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/236072. Acesso em: 13 fev. 2024.
CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual (Cartilha). Brasília: CNMP, 2018. Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/540394/assedio_moral.pdf. Acesso em: 07 mar. 2024.
HARVEY, D. Enigma do capital: e as crises do capitalismo. Tradução: João Alexandre Peschanski. São Paulo, 2011.
HEMORIO. Regimento interno residência multiprofissional do Instituto Estadual de Hematologia. Coordenação de Desenvolvimento Institucional, Serviço de Ensino. Rio de Janeiro, 7 jan. 2023.
IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. Revista Temporalis, Ano 2, n. 3, jan./jul. 2001. Brasília: ABEPSS.
MARINHO, M. M. T.; PAIVA DOS SANTOS, A. Reflexão em torno da síndrome de burnout em médicos na atenção primária. Revista da ESP, v. 16, p. 88-93, 2022.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, 1993.
PERNICIOTTI, P. et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH, v. 23, p. 35-52, 2020.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 5 fev. 2024.
SILVA, L. B.; CASTRO, M. M. C. E. Serviço Social e Residência em Saúde: trabalho e formação. 1. ed. Campinas: Papel Social, 2020. v. 1. 184 p.
SANTOS, R. et al. O papel da residência multiprofissional no sistema único de saúde: perspectivas e contradições. 2017. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SOMOS quem podemos ser. Intérprete: Engenheiros do Hawaii. Compositor: Humberto Gessinger. In: OUÇA o que eu digo, não ouça ninguém. Intérprete: Engenheiros do Hawaii. São Paulo: PluG, 1988. 1 LP, faixa A3.
TEIXEIRA (org.) Mulheres e saúde: as diferentes faces da inserção feminina no trabalho. In: PADILLA, M.; GOSCH, C.; POSSA, L. B.; FERLA, A. A. (org.). Mulheres e saúde: as diferentes faces da inserção feminina no trabalho e na educação em saúde. Porto Alegre/Brasília: Rede Unida, 2021. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Livro-Mulheres-e-Saude-as-diferentes-faces-da-insercao-feminina-no-trabalho-e-na-educacao-em-saude.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024.
TONET, I. Trabalho e formação humana. Disponível em: http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/EDUCACAO_E_FORMACAO_HUMANA.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Alves da Motta, Keiza da Conceição Nunes, Ingrid de Assis Camilo Cabral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.

