Do chão à tela: dimensões da proteção social de jovens na pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.46395

Palavras-chave:

Juventudes, Proteção Social, Pandemia de Covid-19, Escola

Resumo

A pandemia de CoVID-19 impôs novas formas de vivenciar a escola que repercutiram no público juvenil, em suas trajetórias escolares e na composição de apoios sociais. Esse texto é resultado de uma pesquisa dedicada a apreender as dimensões da proteção social de jovens de ensino médio neste período. Foram entrevistados seis jovens de duas escolas da rede pública de Santos-SP, que indicam processos simultâneos e contraditórios de proteção e desproteção social, evidenciados nos desiguais acessos à educação, mesmo no interior da escola pública. Para além da escola, família, trabalho, assistência social, território, coletivos juvenis e religião aparecem como dimensões de apoio significativo para atravessar esse período, embora distantes de uma proposta política de garantia de proteção social com acesso universalizado. Ressalta-se a importância de estratégias intersetoriais e em diálogo com as juventudes, em que as diferentes políticas sociais se dediquem a responder suas necessidades de vida.

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Biografia do Autor

Bruna Carolina Silva dos Reis, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Assistente Social. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Sônia Regina Nozabielli, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Assistente Social. Mestre e Doutora em Serviço Social e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Metropolitanas em Política Social e Serviço Social.

Júlia Bezerra Nunes do Amaral, Universidade Paulista (UNIP)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP). Foi bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entre os anos de 2019 e 2021.

Patrícia Leme de Oliveira Borba, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutora em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Núcleo UNIFESP da Rede Metuia Terapia Ocupacional Social.

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Publicado

2025-06-30