Do chão à tela: dimensões da proteção social de jovens na pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.46395Palavras-chave:
Juventudes, Proteção Social, Pandemia de Covid-19, EscolaResumo
A pandemia de CoVID-19 impôs novas formas de vivenciar a escola que repercutiram no público juvenil, em suas trajetórias escolares e na composição de apoios sociais. Esse texto é resultado de uma pesquisa dedicada a apreender as dimensões da proteção social de jovens de ensino médio neste período. Foram entrevistados seis jovens de duas escolas da rede pública de Santos-SP, que indicam processos simultâneos e contraditórios de proteção e desproteção social, evidenciados nos desiguais acessos à educação, mesmo no interior da escola pública. Para além da escola, família, trabalho, assistência social, território, coletivos juvenis e religião aparecem como dimensões de apoio significativo para atravessar esse período, embora distantes de uma proposta política de garantia de proteção social com acesso universalizado. Ressalta-se a importância de estratégias intersetoriais e em diálogo com as juventudes, em que as diferentes políticas sociais se dediquem a responder suas necessidades de vida.
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