Educação e trabalho: considerações sobre o processo de formação humana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.45802

Keywords:

Educação, Trabalho, Ser Social, Formação Humana

Abstract

O presente artigo objetiva refletir sobre o processo de formação humana. Assim, busca recuperar o debate sobre a educação a partir da perspectiva de totalidade e de sua relação com o trabalho (em sentido ontológico), com base nos pensamentos de Marx, Lukács e Mészáros, para, com isso, pensar sobre sua importância na construção do homem enquanto um ser social. Para além da compreensão ontológica sobre educação, discute sobre como ela representa um dos temas centrais em nossa sociedade, disputado por classes sociais antagônicas, num contexto político e socioeconômico, que sob a égide neoliberal, impõe crescentes obstáculos para sua efetiva universalização enquanto um direito. Destarte, a partir de uma revisão bibliográfica, conclui que a educação formal, por si só, não representa a totalidade ideológica (é um dos componentes) que alicerça o sistema capitalista e tampouco possui capacidade de construir isoladamente uma alternativa radical de caráter emancipador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Carlos de Souza Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social. Graduação e Mestrado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assistente Social lotado na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROAE/UFJF).

References

ALBINATI, Ana Selva. Educacion — La cuestión de La alienación indivíduo-género. In: INFRANCA, Antonine; VEDDA, Miguel. La alienación: historia y actualidad. Buenos Aires, Argentina: Herramienta, 2012.

ANTUNES, Caio. A educação em Mészáros: trabalho, alienação e emancipação. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 (Coleção educação contemporânea).

DARCOLETO, Carina Alves da Silva. Contribuições de István Mészáros para a educação: uma análise da categoria mediação. In: SCHLESENER, Anita Helena; MASSON, Gisele; SUBTIL, Maria José Dozza (org.). Marxismo(s) & Educação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. Ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LIN, Andressa Dal; SCHLESENER, Anita Helena. Observações acerca do pensamento de Marx para a educação. In: SCHLESENER, Anita Helena; MASSON, Gisele; SUBTIL, Maria José Dozza (org.). Marxismo(s) & Educação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

LUKÁCS, G. As Bases Ontológicas da Atividade e do Pensamento do Homem. Revista Temas, São Paulo: Ciências Humanas, n.º 4, 1978.

LUKÁCS, G. A reificação e a consciência do proletariado. In: LUKÁCS, G. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

MACENO, Talvanes Eugênio. A impossibilidade de universalização da educação. São Paulo: Instituto Lukács, 2019.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010a.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010b.

MASSON, Gisele. O trabalho como fundamento do ser social e a educação como práxis social. In: SCHLESENER, Anita Helena; MASSON, Gisele; SUBTIL, Maria José Dozza (org.). Marxismo(s) & Educação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.

MOTTA, Vânia Cardoso. Concepção de educação como motor de desenvolvimento econômico e social: ideologias do capital humano e do capital social. In: MOTTA, V. C.; PEREIRA, L. D. (org.); FORTI, V.; GUERRA, Y. (coordenadoras). Educação e Serviço Social: Subsídios para uma análise crítica. — 1. Ed. — Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e Serviço Social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social. 8. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2016.

ROSSI, Rafael. Lukács e a educação. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

SCHLESENER, Anita Helena. Marxismo e educação: limites e possibilidades do conceito de emancipação. In: SCHLESENER, Anita Helena; MASSON, Gisele; SUBTIL, Maria José Dozza (org.). Marxismo(s) & Educação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

SOUSA JUNIOR, Justino de. Marx e a crítica da educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida–SP: Idéias & Letras, 2010.

TONET, Ivo. Educação contra o Capital. — 3. Ed. – Maceió: Coletivo Veredas: 2016.

TRIGINELLI, Daniel Handan. SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira de. Trabalho, Política, Formação E Emancipação Humana em Marx e Lukács. Revista Educação Temática Digital. Campinas, UNICAMP, vol. 19, n.1, p. 258 – 282, jan./mar. 2017.

Published

2025-06-30