Educação e trabalho: considerações sobre o processo de formação humana
estratégicos para uma educação que vá além do capital, devem se juntar.
Portanto, a nossa tarefa educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma
transformação social ampla e emancipadora. Nenhuma das duas pode ser
posta à frente da outra. Elas são inseparáveis. A transformação social
emancipadora radical requerida é inconcebível sem uma concreta e ativa
contribuição da educação no seu sentido amplo, tal como foi descrito neste
texto. E vice-versa: a educação não pode funcionar suspensa no ar (Mészáros,
2008, p. 76).
Destarte, mesmo ao salientarmos algumas das contradições postas à educação formal,
não podemos deixar de apontar que suas instituições ainda representam um lócus privilegiado
para a classe trabalhadora ter acesso aos saberes fundamentais para sua formação. Bem como,
a potencialidade, já exposta, de uma articulação mais próxima entre trabalho e educação, a fim
de romper com a divisão entre atividades manuais e intelectuais.
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