A pesquisa sobre o método marxista no Serviço Social brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2024.v24.44425Palavras-chave:
Serviço Social, Marxismo, Método, Produção de conhecimentoResumo
A presente pesquisa tem como objetivo realizar apontamentos críticos acerca da marginalização dos estudos sobre o materialismo histórico-dialético no âmbito acadêmico do Serviço Social. Para isso, realizou-se uma pesquisa nas produções dos principais Programas de Pós-Graduação na área, buscando identificar os trabalhos que tinham como objeto de pesquisa o referido método e definir o estado da arte na produção de conhecimento em Serviço Social sobre o tema.
Downloads
Referências
ABESS. Metodologia: uma questão em questão. Cadernos ABESS. São Paulo: Cortez, p. 99-188. 1989.
ABEPSS. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Rio de Janeiro: ABEPSS, 1996.
ANDERSON, F. R. P. A crise da crise do marxismo: introdução a um debate contemporâneo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
BAPTISTA, M. V. A produção do conhecimento social contemporâneo e sua ênfase no Serviço Social. Cadernos ABESS. São Paulo: Cortez, p. 84-95. 1992.
CANTALICE, L. B. O. et. al. As atuais tendências teórico-metodológicas na produção do conhecimento em Serviço Social no Brasil. In: 16º CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2019. Brasília. Anais... Brasília, v. 16, n. 1. 2019.
CARVALHO. A M. P. A pesquisa no debate contemporâneo e o Serviço Social. Cadernos ABESS. São Paulo: Cortez, p. 43-66. 1992.
CLOSS, T. T. Fundamentos do Serviço Social: um estudo a partir da produção da área. Porto Alegre: PUC-RS, 2015.
FALEIROS, V. P. Metodologia e ideologia do trabalho social. São Paulo: Cortez, 1997a.
FALEIROS, V. P. Saber profissional e poder institucional. São Paulo: Cortez, 1997b.
FALEIROS, V. P. Estratégias em Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1999.
FORTI, V.; GUERRA, Y. Na prática a teoria é outra? In: Serviço Social: temas, textos e contextos: coletânea nova de Serviço Social. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
GUERRA, Y. A Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: um patrimônio a ser preservado. Revista Temporalis. Brasília: DF, vol. 11, n. 22, p. 125-158, jul./dez. 2011.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2000.
IAMAMOTO, M. V. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 2004a.
IAMAMOTO, M. V. Os caminhos da pesquisa em Serviço Social. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, ABEPSS, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABEPSS, 2004b.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempos de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010.
IANNI, O. A crise dos paradigmas na sociologia. Cadernos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas: UNICAMP, n. 20, p. 195-215, jun. 1990.
KAMEYAMA, N. A trajetória da produção de conhecimento em Serviço Social. São Paulo: Cadernos ABESS, n. 8, p. 33-76, nov. 1998.
LOPES, I. C. C. A mediação da arte na educação para a práxis política: reflexões para a construção da nova cultura. São Paulo: PEPGSS-PUC-SP, 2014.
MARX, K.; ENGELS, F. A sagrada família ou A crítica da Crítica Crítica contra Bruno Bauer e consortes. São Paulo: Boitempo, 2003.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2010.
MENDES, J. M. R.; ALMEIDA, B. L. F. As recentes tendências da pesquisa em Serviço Social. Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 120, p. 640-661, out./dez. 2014.
MINAYO, M. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
NETTO, J. P. Relendo a teoria marxista da história. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J.C.; SANFELICE. J.L. (Org.). História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 1998. p. 50-64.
NETTO, J. P. O Serviço Social e a tradição marxista. Cadernos ABESS. São Paulo: Cortez, p. 89-102. 1988.
NETTO, J. P. Teoria, método e história na formação profissional. Cadernos ABESS. São Paulo: Cortez, p. 43-71. 1989.
NETTO, J. P. A controvérsia paradigmática nas ciências sociais. Cadernos ABESS. São Paulo: Cortez, 1992.
NETTO, J. P. Introdução ao método na teoria social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009. p. 667-700.
OURIQUES, A. C. N. O método crítico dialético no Serviço Social: o debate no âmbito da formação profissional. Florianópolis: Centro Socioeconômico da UFSC, 2019.
PASCHOAL, A. M. A questão do método no ensino do serviço social: um estudo na perspectiva marxista. São Paulo: PEPGSS-PUC-SP, 2010.
PRATES, J. C.; CLOSS, T. T.; CARRARO, G. Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: tendências das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas. Serviço Social em Revista. Londrina: PPGSSPS-UEL v.18, n.2, p.05-33, jan./jun. 2016.
QUIROGA, L. Uma invasão às ocultas: reduções positivistas no marxismo e suas manifestações no ensino de metodologia do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1989.
ROBERTO, A. C. J. M. Teoria da complexidade: uma contribuição para o Serviço Social. São Paulo: PEPGSS-PUC-SP, 2013.
SILVA, M. O. da S.; CARVALHO, D. B. B. (Org.). Serviço Social, pós-graduação e produção de conhecimento no Brasil. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, A. G. da; SOUZA, K. S. de; CANTALICE, L. B. O. A Produção do Conhecimento em Serviço Social no mbito da Pós-graduação. In: 5º ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL12º ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL, Vitória, ES. Anais... Vitória: ES. 2017.
TORRES, M. M. A coruja e o camelo: a interlocução construída pelos assistentes sociais com as tendências teórico-metodológicas do Serviço Social. São Paulo: PEPGSS-PUC-SP, 2006.
YAZBEK, C. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFEESABEPSS, 2009. p.143-164.
ZACARIAS, I. R. A influência da teoria marxiana no trabalho do assistente social. São Paulo: PPGSS-PUC-SP, 2006.
ZACARIAS, I. R. A mediação da teoria e do método em Marx na formação profissional em Serviço Social. São Paulo: PPGSS-PUC-SP, 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Michael Gonçalves Cordeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.