Considerações sobre a atualidade da teoria social de Marx no contexto da pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2024.v24.44272

Palavras-chave:

Teoria social, Marx, Pós-modernidade

Resumo

O presente artigo, resultado de reflexões suscitadas a partir da participação das autoras no grupo de estudos e pesquisas sobre O Capital, de Karl Marx, tece considerações teóricas e metodológicas com o objetivo de afirmar a atualidade do pensamento marxiano, com ênfase na natureza radical da sua crítica e historicidade. Tais considerações são recuperadas no contexto do debate da pós-modernidade e de suas sérias implicações para a vida social e a ciência. É importante registrar que o artigo representa uma primeira aproximação que exigiu, considerando os limites objetivos postos em um texto desta natureza, priorizar alguns aspectos inicialmente considerados relevantes que, longe de esgotar as inúmeras reflexões suscitadas neste processo de estudo, abrem caminho para seu aprofundamento e continuidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inez Rocha Zacarias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Assistente social; mestre e doutora em Serviço Social (PPG em Serviço Social da PUCRS). Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da UFRGS.

Elziane (Ziza D) Olina Dourado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Assistente social; mestre e doutora em Serviço Social (ESS/PPG/UFRJ). Professora Adjunta de Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ), pesquisadora do Programa de Estudos do Trabalho e Reprodução Social (PETRES) e coordenadora do Laboratório de Imagem (LI); artista visual.

Isaura Gomes de Carvalho Aquino , Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Assistente social (UFJF), mestrado em Serviço Social (UFRJ), doutorado (UERJ), pós-doutorado (UERJ). Professora Associado na Universidade Federal de Juiz de Fora.

María Fernanda Escurra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Assistente Social (Universidad Nacional de Rosario – Argentina), mestre em Serviço Social (UFRJ) e doutora em Serviço Social (UERJ). Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

CASSIANO, J.M. A lógica do niilismo: o sentido do valor do nada na filosofia de Nietzsche. Dissertatio: Revista de Filosofia, UFPel – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, v. 48, p. 258-285, 2018.

DUAYER, M. Marx, verdade e discurso. Perspectiva. v. 19, n.1, jan./jun., Revista Perspectiva. Florianópolis: Edufsc, 2001, p. 15-39.

ENGELS, F. Prefácio do Livro III de O capital. In: MARX, K. O Capital: o processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2021.

ESCURRA, M. F. Marx e a crítica à concepção de mundo requerida e gerada para a manutenção do capitalismo. Verinotio. Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas. V. 24, n. 2, p. 100-114, nov. 2018.

FONTES, V. “Marx continua mais vivo do que nunca”. Entrevista concedida a André Antunes. In: EPSJV. Entrevista. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/Fiocruz, 11/05/2018.

HEINRICH, M. Crítica de la economía política. Una introducción a El Capital de Marx. Madrid: Escolar y Mayo Editores, 2008.

LIMA, C. C. Desafios da Formação Profissional em Serviço Social em Tempos de Conservadorismo Reacionário. Temporalis, Brasília (DF), ano 22, n. 44, p. 237-252, jul./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/39068. Acesso em: 24 de abril de 2024.

LUKÁCS, G. Para uma Ontologia do Ser Social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

LUXEMBURGO, R. O segundo e o terceiro volumes d’ O Capital. In: O Capital. Crítica da Economia Política. Livro III. O processo global da produção capitalista. 5ta Reimpressão. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.

MANDEL, E. O Lugar do marxismo na história. 2a Edição. São Paulo: Xamã Editora, 2001.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Editora Boitempo, 2007

MARX, K. Miséria da Filosofia. 2ª Edição. São Paulo: Editora Martin Claret, 2008.

MARX, K. Para a Questão Judaica. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. O processo de produção do capital. 1ra Edição revista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro III. O processo global da produção capitalista. 5ta Reimpressão. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.

NETTO, J.P. Karl Marx: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.131 -139.

MEDEIROS, J. L. A economia diante do horror econômico: uma crítica ontológica dos surtos de altruísmo da ciência econômica. Niterói: Editora UFF, 2013.

NETTO, J. P. Capitalismo e Barbárie Contemporânea. Argumentum, Vitória (ES), v. 4, n.1, p. 202-222, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/issue/view/177. Acesso em: 21 de abril de 2024.

NETTO. J. P. Posfácio. In: O Estruturalismo e a Miséria da Razão. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010.

NETTO, J.P. Karl Marx: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020. 131 -139

POSTONE, M. Repensando a Marx (en un mundo post-marxista). Capítulo 9. In: Lo que el trabajo esconde. Madrid: Traficantes de sueños, 2005. P. 249-282.

Publicado

2024-06-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)