O fenômeno do empreendedorismo no Serviço Social brasileiro: notas exploratórias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2024.v24.44065Palavras-chave:
Serviço Social, Trabalho Profissional, Empreendedorismo, NeoconservadorismoResumo
O objeto do presente ensaio teórico são os fundamentos da assimilação do empreendedorismo por assistentes sociais brasileiros. Trata-se de tendência que se manifesta como ideologia que fetichiza as reais possibilidades de sustentabilidade, autonomia e liberdade sem a proteção social dos direitos trabalhistas. O ensaio busca discutir os fundamentos da incorporação do empreendedorismo por parte da categoria profissional no Brasil. Para tanto, foram analisadas amostras aleatórias de 10 perfis profissionais em mídias sociais com conteúdo empreendedor-coach e significativa expressividade em termos de engajamento e quantitativo de seguidores. Compreendemos que esse fenômeno é expressão do neoconservadorismo no Serviço Social, além de subproduto da fragilização e precarização do processo de formação profissional, e do amoldamento da subjetividade da classe trabalhadora, decorrente das transformações do mundo do trabalho, em especial o desemprego estrutural.
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