O fenômeno do empreendedorismo no Serviço Social brasileiro: notas exploratórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2024.v24.44065

Palavras-chave:

Serviço Social, Trabalho Profissional, Empreendedorismo, Neoconservadorismo

Resumo

O objeto do presente ensaio teórico são os fundamentos da assimilação do empreendedorismo por assistentes sociais brasileiros. Trata-se de tendência que se manifesta como ideologia que fetichiza as reais possibilidades de sustentabilidade, autonomia e liberdade sem a proteção social dos direitos trabalhistas. O ensaio busca discutir os fundamentos da incorporação do empreendedorismo por parte da categoria profissional no Brasil. Para tanto, foram analisadas amostras aleatórias de 10 perfis profissionais em mídias sociais com conteúdo empreendedor-coach e significativa expressividade em termos de engajamento e quantitativo de seguidores. Compreendemos que esse fenômeno é expressão do neoconservadorismo no Serviço Social, além de subproduto da fragilização e precarização do processo de formação profissional, e do amoldamento da subjetividade da classe trabalhadora, decorrente das transformações do mundo do trabalho, em especial o desemprego estrutural. 

 

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Biografia do Autor

Carina de Santana Alves, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Assistente Social na Prefeitura Municipal de Salvador. Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo no Programa (PPGNEIM/UFBA). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS).

Vinicius Pinheiro de Magalhães, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG)

Assistente Social no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (PROSS/UFS).

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Publicado

2024-12-30