Teoria social e método em Marx: materialismo, história e dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2024.v24.43722

Palavras-chave:

Materialismo histórico e dialético, Ser social, Trabalho, Trabalho alienado, Comunismo

Resumo

O objeto deste estudo são os fundamentos da teoria social marxiana, isto é, do assim chamado “materialismo histórico e dialético”. O objetivo é analisar alguns princípios e categorias fundamentais que perpassam o movimento teórico analítico marxiano, buscando elucidar a) o que é a dialética é qual a concepção de história expressa no materialismo de Marx? b) o que é o trabalho e qual a concepção de humanidade para a sua teoria social: a relação homem/natureza e sujeito/objeto? c) O que é e como opera a alienação (e a ideologia) na sociabilidade humana e de que modo poderia ela ser superada numa perspectiva emancipatória? A metodologia se deu com base em pesquisa e revisão bibliográficas, recuperando sínteses, reflexões e resumos que foram sendo sistematizados ao longo de uma pesquisa de doutorado. Alguns desses fragmentos foram cuidadosamente selecionados e, aqui, ordenados para operar uma modesta contribuição com o estudo do método da teoria social marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Amilton de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Assistente Social. Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

FORTI, V. Ética, crime e loucura: reflexões sobre a dimensão ética no trabalho Profissional. 4ª ed. LumenJuris, 2010.

KONDER, L. A derrota da dialética: a recepção das ideias de Marx no Brasil, até o começo dos anos trinta. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

LENIN, I. As três fontes. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

LUKÁCS, G. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. In: LUKÁCS, G. Para uma ontologia do Ser Social I. São Paulo: Boitempo, 2018, p. 281-422.

MARX, K. O capital: crítica da economia política (Livro I). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MARX, K. Teses sobre Feuerbach. In: MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p. 119-123.

MARX, K. Proudhon, a Economia Política e a missão do proletariado. In: NETTO, J. P. (Org.). O leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 123-133.

MARX, K. Elementos fundantes de uma concepção materialista da história. In: NETTO, J. P. (Org.). O leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 132-166.

MARX, K. Trabalho alienado, propriedade privada e comunismo. In: NETTO, J. Paulo (Org.) O leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 92-131.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008. MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

NETTO, J. P. (org.) O leitor de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

NETTO, J. P. Karl Marx: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Publicado

2024-06-28