A tradição marxista na formação em Serviço Social na Universidade Federal do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2024.v24.43626

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação profissional, Tradição marxista, Universidade Federal do Piauí

Resumo

Analisa-se a influência da tradição marxista na formação profissional no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, nas quatro propostas curriculares implantadas na trajetória do curso, de 1976 a 2012. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico e documental, pautado no método dialético crítico, que analisa currículos, programas de disciplinas, relatórios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses etc. O estudo contribui com a literatura sobre os fundamentos do Serviço Social e sua interlocução com o pensamento social de Marx, revelando as tendências teórico-metodológicas, as direções e os projetos de profissão e de sociedade construídos nos processos formativos no percurso histórico do curso da UFPI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Laurentino Barbosa Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Políticas Públicas (UFPI). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

ABESS / CEDEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. (Com base no Currículo Mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996.) Rio de Janeiro, novembro de 1996.

BRASIL. Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10ª. ed. rev. e atual. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2012.

BRASIL. Resolução CNE/CES 6, de 23 de setembro de 1982. Fixa os mínimos de conteúdo e de duração do Curso de Serviço Social, com base no Parecer nº 412/82, homologado pela Ministra da Educação. Brasília, 1982.

BRASIL. Conselho Federal do Educação – CFE. Parecer nº 242/70, de 13 de março de 1970. Fixa o Currículo Mínimo e estabelece a duração do Curso de Serviço Social.

BOSCHETTI, Ivanete. O desenho das Diretrizes Curriculares e dificuldades na sua implementação. Temporalis. Ano 4, n. 8, jul./dez. 2004. Porto Alegre: Abepss, Gráfica Odisseia, 2004.

CARVALHO, Alba Maria P. O projeto da formação profissional do assistente social na conjuntura brasileira. Cadernos ABESS 1 – O processo da formação profissional do assistente social. São Paulo: Abess/Cedepss, outubro de 1986, p.17-42.

COUTINHO, Carlos Nelson. Pluralismo: dimensões teóricas e políticas. Cadernos ABESS 4 – Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional. São Paulo: ABESS/CEDEPSS, maio de 1991, p.5-17.

FRAZÃO, Maria Aurenice M. A formação profissional do assistente social na UFPI – problemas e alternativas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Bacharelado em Serviço Social. Universidade Federal do Piauí, Teresina: 1993.

GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CFESS (Org.) Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 702-717.

GUIMARÃES, Simone de Jesus. Memorial: uma história de vida dedicada ao Serviço Social. Memorial acadêmico para progressão a Professor Titular da Universidade Federal do Piauí, Teresina: UFPI, 2017.

GUIMARÃES, Simone de Jesus. Alguns aspectos da história da primeira revisão curricular do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Texto apresentado no encontro promovido pelo Núcleo de Teoria e metodologia, em maio de 1990. Teresina- PI, 1990a. (Mimeo)

GUIMARÃES, Simone de Jesus. As disciplinas de teoria do Serviço Social: avaliação e dilemas nos atuais marcos do Currículo II do Curso de Serviço Social da UFPI. Documento elaborado pelo Núcleo de História, Teoria e Metodologia, em novembro de 1990. Teresina- PI, 1990b. (Mimeo)

IAMAMOTO, Marilda. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

IAMAMOTO, Marilda V.; CARVALHO, Raul. de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 21.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARONEZE, Luciane F.Z.; FORTUNA, Sandra L. A. A dimensão investigativa na formação em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares de 1996. Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 52, p. 136 - 150, maio/ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rep.2023.76086 Acesso em: 21 fev. 2024.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da Economia Política. Trad. Florestan Fernandes. 2ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social pós-64. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”. Temporalis. Ano 2, n.3, p.41-49, jan./jul. 2001. Brasília: Abepss, Grafline, 2001.

NETTO, José Paulo. Notas sobre marxismo e Serviço Social, suas relações no Brasil e a questão do seu ensino. Cadernos ABESS 4 – Ensino em Serviço Social: pluralismo e formação profissional. São Paulo: Abess/Cedepss, maio de 1991, p.76-95.

NETTO, José Paulo. Teoria, método e história na formação profissional. Cadernos ABESS 1 – O processo da formação profissional do assistente social. São Paulo: Abess/Cedepss, outubro de 1986, p.43-60.

PESSOA, Fernando. Obra poética. 2ed. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965.

PONTES, Reinaldo Nobre. Da incidência marxista na formação profissional e produção acadêmica em Serviço Social: notas introdutórias. Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, n.52, v. 21, maio/ago. 2023, p. 87 - 102. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/75917 Acesso em: 25 ago. 2023.

QUIROGA, Consuelo. A Invasão Positivista no Marxismo. São Paulo, Cortez Editora, 1991.

ROSA, Lucia Cristina dos S.; SILVA, Maria do Rosário F.; NASCIMENTO, Liciane C. Proposta de projeto pedagógico para o curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Teresina-PI, 2003. (Mimeo)

SETUBAL, Aglair Alencar. Alguns aspectos da história do Serviço Social no Brasil. Serviço Social e Sociedade. Cortez Editora: São Paulo, Ano IV, n.12, agosto de 1983, p.109-139.

SILVA, Mônica dos Anjos. A inserção do pensamento marxista no serviço social piauiense e sua relevância para a prática profissional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Bacharelado em Serviço Social. Cristo Faculdade do Piauí – CHRISFAPI, Piripiri-PI: 2019.

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Serviço Social. Teresina: UFPI, 2012.

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Cepex. Resolução nº 013/2007, de 25 de janeiro de 2007. Aprova Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Serviço Social - Modalidade Bacharelado/Ufpi - Campus “Ministro Petrônio Portella”.

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Cepex. Resolução nº 91/1994. Aprova reestruturação do Currículo Pleno do Curso de Serviço Social. Teresina: Ufpi, 1994.

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Coordenação do curso de Serviço Social. Relatório do Núcleo de Teoria, História e Metodologia. Apresentado em reunião em setembro de 1990. Teresina-PI, 1990a. (Mimeo)

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Coordenação do curso de Serviço Social. Relatório de entrevistas realizadas com egressos do Currículo II. Novembro de 1990. Teresina-PI, 1990b. (Mimeo)

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Cepex. Resolução nº 10/1987, de 06 de julho de 1987. Aprova Proposta do Currículo Pleno do Curso de Serviço Social. Teresina: UFPI, 1987.

UFPI – Universidade Federal do Piauí. Consun. Resolução nº 02/1976. Currículo Pleno do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí. Teresina: UFPI, 1976.

YAZBEK, Maria C. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos e as tendências contemporâneas no Serviço Social. In: GUERRA, Yolanda et al (Orgs.) Serviço Social e seus fundamentos: conhecimento e crítica. 2ed. Campinas: Papel Social, 2019, p.47-84.

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático