Estado, burocracia e poder: apontamentos sobre a teoria das elites e do poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.41603

Palavras-chave:

Poder, Elite, Burocracia, Charles Wright Mills

Resumo

Este estudo busca analisar as nuances do pensamento de Charles Wright Mills frente a teoria social contemporâneo e sua “contraditória influência na sociologia norte-americana”, uma vez que sua concepção diminuta de “elite do poder” sepulta a burocracia como “modus operandi” da elite e de seus personagens, limitando os recursos burocráticos e administrativos do Estado. É importante destacar que este trabalho buscou salientar como suas formulações sobre o poder nortearam a organização social e a ideologia norte-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia da Silva Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Assistente social da Prefeitura de Juiz de Fora.

Referências

MILLS, W. C. A elite do poder. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

MILLS, W. C. A nova classe média (White Collar). Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.

MILLS, W. C. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1969.

NETTO, J. P. De motocicleta e de marxismo – saudades de C. W. Mills. Blog da Boitempo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/05/de-motocicleta-e-de-marxismo-saudades-de-c-w-mills/>. Acesso em: 22 jun. 2020.

Publicado

2023-12-26