Estado, burocracia e poder: apontamentos sobre a teoria das elites e do poder

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.41603

Keywords:

Poder, Elite, Burocracia, Charles Wright Mills

Abstract

Este estudo busca analisar as nuances do pensamento de Charles Wright Mills frente a teoria social contemporâneo e sua “contraditória influência na sociologia norte-americana”, uma vez que sua concepção diminuta de “elite do poder” sepulta a burocracia como “modus operandi” da elite e de seus personagens, limitando os recursos burocráticos e administrativos do Estado. É importante destacar que este trabalho buscou salientar como suas formulações sobre o poder nortearam a organização social e a ideologia norte-americana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia da Silva Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Assistente social da Prefeitura de Juiz de Fora.

References

MILLS, W. C. A elite do poder. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

MILLS, W. C. A nova classe média (White Collar). Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.

MILLS, W. C. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1969.

NETTO, J. P. De motocicleta e de marxismo – saudades de C. W. Mills. Blog da Boitempo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/05/de-motocicleta-e-de-marxismo-saudades-de-c-w-mills/>. Acesso em: 22 jun. 2020.

Published

2023-12-26