Estado, burocracia e poder: apontamentos sobre a teoria das elites e do poder
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.41603Palavras-chave:
Poder, Elite, Burocracia, Charles Wright MillsResumo
Este estudo busca analisar as nuances do pensamento de Charles Wright Mills frente a teoria social contemporâneo e sua “contraditória influência na sociologia norte-americana”, uma vez que sua concepção diminuta de “elite do poder” sepulta a burocracia como “modus operandi” da elite e de seus personagens, limitando os recursos burocráticos e administrativos do Estado. É importante destacar que este trabalho buscou salientar como suas formulações sobre o poder nortearam a organização social e a ideologia norte-americana.
Downloads
Referências
MILLS, W. C. A elite do poder. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.
MILLS, W. C. A nova classe média (White Collar). Rio de Janeiro: Zahar editores, 1976.
MILLS, W. C. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1969.
NETTO, J. P. De motocicleta e de marxismo – saudades de C. W. Mills. Blog da Boitempo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2016/05/05/de-motocicleta-e-de-marxismo-saudades-de-c-w-mills/>. Acesso em: 22 jun. 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia da Silva Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.