A ofensiva do capitalismo neoliberal contra a Mãe Terra
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.41356Palavras-chave:
Capitalismo neoliberal, Crise ambiental e social, Mudança climática, Ecossocialismo, Lutas socioecológicasResumo
Vivemos uma ofensiva do capital, sob a forma neoliberal, contra os serviços públicos, os pobres, os trabalhadores, as mulheres, os indígenas e, enfim, contra a esmagadora maioria da população no Brasil, na América Latina e no mundo. Este artigo concentra-se na ofensiva do capitalismo neoliberal contra a "Mãe Terra", revelando-se como uma verdadeira guerra contra a natureza e a humanidade, cujo aspecto mais dramático é a mudança climática, uma questão política e social fundamental do século XXI. O fortalecimento de alternativas anti sistêmicas e radicais, como o ecossocialismo, e de experiências coletivas afirmam a possibilidade de um outro modo de vida.
Downloads
Referências
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato si: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural (Os Economistas), 1983.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26). Glasgow, Reino Unido, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michael Löwy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.