Questões Agrária, urbana e ambiental
Serviço Social e as formas de enfrentamento das relações de opressão presentes na cidade, no campo e na floresta
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.39384Palavras-chave:
Questões agrária, urbana, ambiental, Serviço SocialResumo
Este artigo discute a apropriação do território pelo capital articulado à destrutividade ambiental, financeirização da natureza e desigualdade no acesso à terra no Brasil; e o posicionamento do Serviço Social para o enfrentamento das relações de exploração e opressão presentes na cidade, no campo e na floresta, densas das dimensões de classe, gênero e raça. As reflexões apontam que o Serviço Social brasileiro, tomando por base a fundamentação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e do Projeto Ético-Político historicamente construído, tem buscado as mediações da interpretação das questões agrária, urbana e ambiental para contribuir com o trabalho profissional de assistentes sociais e com todas as formas de luta social contra as relações de exploração e opressão existentes.
Downloads
Referências
As referências serão enviadas até o dia 15 de novembro de 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joana Valente Santana, Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz, Leonardo Costa Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.