Reassentados do projeto urbanístico da Bacia do Una (Belém/PA)
uma avaliação da variação da qualidade de vida dos moradores do Conjunto Paraíso dos Pássaros após 22 anos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38824Palavras-chave:
Avaliação da eficácia societal, Famílias reassentadas, Projeto Una, Área CDP, Conjunto Paraíso dos PássarosResumo
Os projetos urbanísticos que envolvem processo de remoção de moradores causam impactos socioeconômicos e culturais em famílias, assim como no meio ambiente, no entanto, esses impactos são minimizados quando a intervenção urbanística possui uma orientação que preza pela participação efetiva dos beneficiados. A pesquisa buscou avaliar, segundo os critérios de eficácia societal, a vida das famílias do Conjunto Paraíso dos Pássaros após 22 anos do processo de reassentamento realizado pelo Projeto Una (Belém – PA), a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo (2021 e 2022), com aplicação de questionários, entrevistas e análise de dissertações e teses acerca da temática. Os resultados da pesquisa demonstram que o processo de reassentamento de famílias à área CDP causou: melhora na qualidade de vida, satisfação na maioria dos moradores investigados, impacto na renda, implementação de infraestrutura e serviços coletivos na área, acesso a boas condições de moradia, dentre outros.
Downloads
Referências
ABELÉM, A. G. Urbanização e remoção: por que e para quem? Belém: Centro de Filosofia e Ciências Humanas/NAEA/UFPA, 1988.
BRASIL, S. C. Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una e Índice de Qualidade de Vida de seus Moradores. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Pará, 2004.
CARDOSO, I. C. C. Cidade capitalista e política urbana no Brasil do século XXI: como pensar a realidade periurbana? In: SANTANA J. V.; HOLANDA, A. C. G.; MOURA, A. S. F. (org.). A questão da habitação em municípios periurbanos na Amazônia. Belém: Ed. UFPA, 2012.
COSTA, M. G. F. et al. (org.). Impactos Sócio-Econômicos do Projeto de Macrodrenagem; o reassentamento CDP e os rebatimentos diferenciados em homens e mulheres. Belém: Editora Graphitte, 2006.
CRUZ, S. H. R. Grandes projetos urbanos, segregação social e condições de moradia em Belém e Manaus. 2012. 317 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Universidade Federal do Pará, 2012.
DENALDI, R. Assentamentos precários: identificação, caracterização e tipos de intervenção. In: BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Curso à distância: planos locais de habitação de interesse social. Brasília, DF: 2009.
GOMES, R. P. Mais que construir casas: interdependência entre provisão de moradias e trabalho social. 427 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Planejamento do Território, Universidade Federal do ABC, 2020.
LEFEBVRE, H. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LOJKINE, J. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Ver: Capítulo II – Da política estatal à política urbana – O papel do Estado na urbanização capitalista.
MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Tradução de Álvaro Pina. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
OLIVEIRA, A. B. Impactos socioeconômicos nas estratégias de sobrevivência das famílias reassentadas pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN). 235 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2017.
PERDIGÃO, A. K. A. V. A Dimensão Afetiva da Arquitetura de Espaços Habitacionais. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – FAU/USP, 2006.
PERDIGÃO, A. K. A. V.; SANTANA, J. V. Produção Habitacional e Participação Popular no Reassentamento de Famílias em Belém (PA). In: Santana, J. V. (org.). Habitação e serviço social: dimensões teóricas, históricas e metodológicas. Campinas: Papel Social, 2018.
PINHEIRO, A. et al. A questão habitacional na Região Metropolitana de Belém. In: CARDOSO, A. L. (org.). Habitação social nas metrópoles brasileiras: uma avaliação das políticas habitacionais em Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no final do século XX. Porto Alegre: ANTAC, 2007. (Coleção Habitare).
PORTELA, R. S. Planejamento, participação popular e gestão de políticas urbanas: a experiência do Projeto de macrodrenagem da Bacia do Una (Belém – PA). 2005. 213 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento do Trópico Úmido, Universidade Federal do Pará, 2005.
RAMOS, M. H. R.; SÁ, M. E. R. Avaliação da política de habitação popular segundo critérios de eficácia societal. In: RAMOS, M. H. R. (org.). Metamorfoses sociais e políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003. (Cap. 7).
SANTANA, J. V. Gestão de cidades no Brasil: estratégias e orientações do Banco Interamericano de Desenvolvimento. São Paulo: Papel Social, 2013.
SANTANA, J. V. Pequenas Cidades na Amazônia: desigualdades e seletividade. In: SANTANA, J. V.; HOLANDA, A. C. G.; MOURA, A. S. F. (org.). A questão da habitação em municípios periurbanos na Amazônia. Belém: Ed. UFPA, 2012.
SANTANA, J. V. et al. Remoção de famílias e impactos socioeconômicos por projetos urbanísticos em Belém. Direitos, trabalho e política social, v. 6, p. 14-48, 2020.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5. ed., 1. reimp. São Paulo: Ed. USP, 2008.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
SOARES, P. P. M. A. Memória ambiental na Bacia do Uma: Estudo antropológico sobre transformações urbanas e políticas públicas de saneamento em Belém (PA). 278 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
SOUZA, A. K. Vila da Barca, das palafitas ao conjunto habitacional: Análise sobre a (im)permanência dos moradores na área. 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Pará, 2011.
SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 2014.
TRINDADE JUNIOR, S. C. C. Produção do espaço e uso do solo urbano em Belém. Belém: UFPA/NAEA/PLADES, 1997.
WIKIMAPIA. Mapa da área do Conjunto Paraíso dos Pássaros, 2022. Disponível em: https://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-1.404344&lon=-48.481207&z=17&search=para%C3%ADso%20dos%20P%C3%A1ssaros. Acesso em: 27 jun. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sérgio Luiz Cortinhas Ferreira Filho, Raquel Carvalho Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.