Reflexões para o debate sobre formação e o ensino teórico-prático no Serviço Social

Autores

  • Eliane Martins de Souza Guimarães Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38283

Palavras-chave:

serviço social, formação, ensino, teoria e prática, pedagogias

Resumo

O projeto profissional crítico do Serviço Social brasileiro tem na formação uma importante estratégia, que frente a conjuntura, representa um grande desafio.  O presente artigo apresenta reflexões para o debate sobre formação e o ensino teórico-prático no Serviço Social. Para isso, retoma a análise da construção do projeto de formação crítica da profissão e os impactos do contexto neoliberal. Apresenta os dados de pesquisa com o estado da arte do debate sobre o ensino teórico-prático no Serviço Social com análise da relação de ensino e aprendizagem a partir da formação e suas expressões: na docência, ensino e método; instrumentalidade, instrumentos e a relação teoria e prática; as diretrizes curriculares e os fundamentos da profissão. Por fim, apresenta elementos do debate sobre as teorias pedagógicas contra hegemônicas e formação em saúde que trazem contribuições para o Serviço Social.

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Biografia do Autor

Eliane Martins de Souza Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Assistente social, especialista em Saúde da Família, mestre e doutora em Serviço Social pelo PPGSS/UERJ, pós-doutora em Serviço Social pelo PPGSS/UFRJ, professora adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói).

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Publicado

2022-12-17