RAMOS, Marise Nogueira. É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica?
Trabalho, Educação e Saúde, 1(1):93-114, 2003. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/08.pdf.
RODRIGUES, Rosa Maria; CALDEIRA, Sebastião. Movimentos na educação superior, no
ensino em saúde e na enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 61, n. 5, p. 629-636, Oct.
2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-
71672008000500016&lng=en&nrm=iso>. access on 09 Apr. 2021.
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000500016.
SAKURADA, Priscila Keiko Cossual. Serviço social e formação profissional: um estudo sobre
o ensino dos fundamentos do trabalho profissional em Serviço Social no Brasil. Rio de
Janeiro, 2018. Tese (Doutorado em Serviço Social) Programa de pós-graduação em Serviço
Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrab
alhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6379942 . Acesso em: 18/11/2020.
SALES, Leidiane Torres. “O devir e o vir a ser”: os dilemas à transversalidade do ensino
teórico-prático na formação profissional em Serviço Social. 2019. 182f. Tese (Programa de
Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina
Grande-PB.
SANTOS, Claudia Mônica dos. Na prática a teoria é outra? Mitos e Dilemas na relação entre
teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social. 2 ed. Rio de Janeiro, Lúmen Juris,
2011.
SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira.
Campinas, UNICAMP, Projeto “20 anos do HISTEDBR”, 2005. Disponível:
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_036.html
SAVIANI, Dermerval. Teorias pedagógicas contra - hegemônicas no Brasil. Revista Ideação.
UNIOESTE Campus, Foz do Iguaçu v. 10 - nº 2 - p. 11-28 2º sem. 2008. Disponível em:
http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4465. Acesso em 10/08/2021
SILVA, Elaine Cristina da. A polêmica e dialética relação entre teoria e prática [dissertação]
/ Elaine Cristina da Silva; orientador, Hélder Boska de Moraes Sarmento – Florianópolis,
SC, 2012. 309 p.; 21cm. Disponível em:
https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_116b63f1f0d3e624eaccad7bd442bae7. Acesso
em: 18/11/2020.
SILVA, Ivonete da. Microrresistência no cotidiano da prática pedagógica docente no curso de
graduação em Serviço Social. 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa
de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em:https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-
1_d010780641a4af57ae2e3b6cfe6b540d. Acesso em: 18/11/2020.
SILVA, Paula Ravagnani. Para além dos contornos de “Abaporu” às Flores da Resistência:
Serviço Social e formação profissional na perspectiva de Práxis. 2019. 317f. Tese
(Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade
Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2019. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181278/Silva_PR_me_fran.pdf?sequen
ce=3&isAllowed=y. Acesso em: 13/06/2022.
SILVA, Tatiana Freire da. Teoria e prática no serviço social: subsídios para a reflexão sobre
o exercício profissional do assistente social. 2013. 85 f. Dissertação (mestrado) -
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013. Disponível
em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_c96726a03e6aedfc05b9542273275c07.
Acesso em: 18/11/2020.
SILVA, Letícia Batista da; CASTRO, Marina Monteiro de Castro e. Serviço Social e residência
em saúde: trabalho e formação profissional. Campinas: Papel Social, 2020.