Diretrizes curriculares, serviço social e questão racial

nós a serem interpelados para a centralidade antirracista na formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38269

Palavras-chave:

questão social, questão étnico-racial, formação profissional, serviço social

Resumo

Este artigo é constitutivo de reflexões teórico-metodológicas, apresentadas no projeto de mestrado na UFRJ. Está articulado em dois momentos, tendo por objetivo, trazer elementos acerca da centralidade da questão racial enquanto chave analítica, estrutural e estruturante do capitalismo e dinamizador da “questão social” na particularidade da formação econômica-social do Brasil, e as determinações para pensar o serviço social nesta trama; tomando como mediação os acúmulos da categoria profissional e as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996), resgatando a perspectiva da totalidade social para análise dos núcleos de fundamentação, a estrutura e lógica curricular. As conclusões, longe de se esgotarem, nos mostram que a atual quadra histórica carrega avanços significativos para pensarmos a produção do conhecimento acerca da matéria e a centralidade da luta antirracista na afirmação do projeto ético-político, ainda que incorra atravessamentos e dilemas a serem postos na agenda do dia. 

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Biografia do Autor

André Henrique Mello Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente Social, Mestrando em Serviço Social pelo Programa de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Integrante do Laboratório de Estudos Capitalismo Dependente e Questão Social no Brasil (LECAD/UFRJ) e da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

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Publicado

2022-12-17