Diretrizes curriculares, serviço social e questão racial
nós a serem interpelados para a centralidade antirracista na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38269Palavras-chave:
questão social, questão étnico-racial, formação profissional, serviço socialResumo
Este artigo é constitutivo de reflexões teórico-metodológicas, apresentadas no projeto de mestrado na UFRJ. Está articulado em dois momentos, tendo por objetivo, trazer elementos acerca da centralidade da questão racial enquanto chave analítica, estrutural e estruturante do capitalismo e dinamizador da “questão social” na particularidade da formação econômica-social do Brasil, e as determinações para pensar o serviço social nesta trama; tomando como mediação os acúmulos da categoria profissional e as Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996), resgatando a perspectiva da totalidade social para análise dos núcleos de fundamentação, a estrutura e lógica curricular. As conclusões, longe de se esgotarem, nos mostram que a atual quadra histórica carrega avanços significativos para pensarmos a produção do conhecimento acerca da matéria e a centralidade da luta antirracista na afirmação do projeto ético-político, ainda que incorra atravessamentos e dilemas a serem postos na agenda do dia.
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