A ABEPSS na internacionalização do Serviço Social do Brasil

Autores

  • Ramiro Marcos Dulcich Píccolo UFF

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38186

Palavras-chave:

ABEPPS; internacionalização; serviço social internacional

Resumo

Essa nova ofensiva do grande capital na América Latina, dessa vez, apoia-se em setores ultra-conservadores, defensores de doutrinas e valores neofascistas e neonazistas. O neoliberalismo “possível” na atual fase do capitalismo na região, apresenta versões ultra-conservadoras e fascistas como parte de seu “cardápio”. Como nunca antes, a dominação por meio do livre mercado e do consumo, da ascensão de “status” social, já não dá conta de manter a adesão ao sistema, pelo que é complementada com doses cada vez mais altas de repressão e violência. No capitalismo contemporâneo, a dominação através do medo é reforçada na medida que a hegemonia pelo livre mercado se desidrata.
Esse contexto, particularmente em América Latina, renova os desafios para o Serviço Social crítico latino-americano e o avanço dos seus projetos profissionais em cada país. O artigo reflete sobre as linhas de trabalho e os desafios contemporâneos das relações internacionais da ABEPSS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramiro Marcos Dulcich Píccolo, UFF

Licenciado em Serviço Social na Faculdade de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina; Doutorado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Pesquisa sobre “questão social” na América Latina no capitalismo contemporâneo e os fundamentos do Serviço Social. Extensão popular junto a movimentos sociais do campo. Coordenador das Relações Internacionais da ABEPSS (2019-2022). Educador do MST.

Referências

REVISTA TEMPORALIS Nº 7 / ABEPSS: Articulação Latino-Americana e Formação Profissional. Porto Alegre, 2004.

Harvey, David: O novo imperialismo. Loyola, São Paulo, 2005.

Iamamoto, Marilda: Serviço Social brasileiro e articulação latinoamericana. In. Revista Temporalis Nº 7 / ABEPSS, Porto Alegre, 2004.

Texto Balizador das Relações Internacionais da ABEPSS: “Notas para pensar a política de articulação internacional da ABEPSS na Gestão 2005/2006: a prioridade estratégica da articulação latino-americana”.

https://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201604041642270038670.pdf

Batista Lopes, Josefa: História da organização político-acadêmica do Serviço Social na América Latina: significado e perspectivas da ALAETS e do CELATS para a organização dos profissionais no Brasil. In. Revista Temporalis Nº 7 / ABEPSS, Porto Alegre, 2004.

Koribko, Andrew: Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes. Expressão Popular, São Paulo, 2018.

Publicado

2022-06-20