Rede Ibero-Americana de Investigação em Serviço Social

diálogos, cooperação e produção de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.37324

Palavras-chave:

Internacionalização da Ciência, Pesquisa em Rede, Rede Ibero-Americana de Investigação em Serviço Social/Trabajo Social

Resumo

O artigo apresenta e debate uma concepção de internacionalização da pesquisa, orientada pelos organismos internacionais, em contraponto com a fecunda experiência de interlocução internacional, gestada na Rede Ibero-Americana de Investigação em Serviço Social/Trabajo Social. Problematiza alguns aspectos da atual produção de conhecimento com ênfase no trinômio Investigar, Desenvolver e Inovar (I+D+I) no contexto de  internacionalização da ciência a serviço do capital  e os desafios ao Serviço Social na perspectiva crítica A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfico-documental, recorrendo-se à produção sobre a temática. Utilizou-se como fonte  dados secundários sobre o tema da internacionalização da pesquisa e  dados coletados entre outubro e novembro de 2021 no levantamento  preliminar sobre a   Rede Ibero-Americana. Conclui-se pela necessária constituição de  redes e experiências de intercâmbio internacional, que se contraponha à lógica positivista subjacente à  concepção de ciência moderna, bem como à racionalidade  instrumental vigente nas propostas  de internacionalização e pesquisa em rede das agências de fomento nacionais e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yolanda Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade-NEFSSC/UFRJ. Participa da Comissão Coordenadora da Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social. Bolsista do CNPq nível 1A

Alcina Martins, Instituto Superior Miguel Torga

Professora Associada do Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra, Portugal), na licenciatura e mestrado em Serviço Social. Comissão Coordenadora da Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social

Virginia Carrara, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Serviço Social - DESSO, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA; Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Brasil. Coordenadora NEESFT/CNPq. Coordenação da Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social

Referências

ABEPSS-Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Contribuição da ABEPSS para o fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Serviço Social no Brasil. Disponível em https://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/contribuicao-da-abepss-para-o-fortalecimento-dos-programas--de-pos-revisto-201703241351072223440.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

ARAÚJO, W. P. Marx e a indústria 4.0: trabalho, tecnologia e valor na era digital. R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 22-32, jan./abr. 2022.

CFESS. Teletrabalho e Teleperícia: orientações para assistentes sociais no contexto da pandemia. Documento disponível em https://www.cfess.org.br/arquivos/teletrabalho-telepericia2020CFESS.pdf. Acesso em 11 nov. 2021.

CANÁRIO, A. et.al. Pacto de Regime para a ciência e inovação (PRECI 2020-2030), 2021. http://cienciaportugal.org/preci_2020-2030/. Acesso em 26 fevereiro 2022

COROADO, S; GONÇALVES, J; PERALTA, S; SEIXAS, J. Portugal 2030 – uma sociedade ética, país sustentável, justo, baseado no conhecimento e inovação, 2021.

GUILE, David. O que distingue a economia do conhecimento? Implicações para a educação Tema em Destaque - Formação Profissional, Profissões e Crise das Identidades na Sociedade do Conhecimento. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 135, p. 611-636, set./dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000300004

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HICKS, Diana et al. The Leiden Manifesto for research metrics. Disponível em: https://ppgpsa.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/19/2016/07/The-Leiden-Manifesto.pdf Acesso em 20 jan.2022.

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez; Lima: Celats, 1982.

JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

KOSIC, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LEITE, Denise et al. Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas); Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, p. 291-312 mar. 2014. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000100014

MARX , K. O Capital – Crítica da Economia Política. Livro 1 – O processo de produção do capital. 17ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

MAUÉS, O. A expansão e a internacionalização da educação superior. Anais da XXXVII Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis, 2015. Rio de Janeiro: Anped, pp. 1-17. Disponível em: https://bit.ly/2TJ8vDr. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022

MOROSINI, M. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba: Editora UFPR, n. 28, p. 107-124, 2006. https://www.scielo.br/j/er/a/k4qqgRK75hvVtq4Kn6QLSJy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em

MOROSINI, M. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educ. rev. vol.27 no.1 Belo Horizonte abr. 2011. https://www.scielo.br/j/edur/a/ypdMQYJxCLk9fBpgYdKdbLC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 de fevereiro de 2022

OECD. "Reducing the precarity of academic research careers", OECD Science, Technology and Industry Policy Papers, No. 113, OECD Publishing, Paris, 2021. https://doi.org/10.1787/0f8bd468-en Acesso em: 05 de fevereiro de 2022

PARLAMENTO EUROPEU. Horizonte Europa: o investimento da UE para a ciência (infografias),2021.https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/economy/20210422STO02652/horizonte-europa-o-investimento-da-ue-na-ciencia-infografias. Acesso em: 026 de fevereiro 2022.

Publicado

2022-06-20