Financiamento da assistência social em Belém
um estudo sobre fundo municipal entre 2006 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.35236Palavras-chave:
Fundo Público, Assistência Social, FinanciamentoResumo
Este artigo analisou o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) da cidade de Belém, Estado do Pará, entre 2006 e 2017, identificando o processo de cofinanciamento dos três níveis da federação (União, Estado e Município) e sua média de execução. Como suporte teórico e histórico utilizamos o conceito de Fundo Público e sua vinculação ao Estado. Os dados orçamentários (LOA) foram obtidos a partir do portal da transparência do município, da Câmara do Vereadores, da Secretaria de Gestão e Planejamento (SEGEP) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Além desses, foram analisados os Planos de Ação e Demonstrativos Físico Financeiros produzidos pela FUNPAPA e encontrados uma parte no portal SUASWEB e outra disponibilizada pela Fundação. Como resultado da pesquisa observamos o desfinanciamento paulatino dos serviços socioassistenciais e sua baixa média de execução.
Downloads
Referências
BASSI, Camillo de Moraes. Fundos especiais e políticas públicas: uma discussão sobre a fragilização do mecanismo de financiamento. Rio de Janeiro: IPEA, março de 2019. Texto para discussão n. 2458.
BEHRING, Elaine. Crise do capital, fundo público e valor. In: Boschetti, Ivanete et al (org.). Capitalismo em crise: política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.
BEHRING, Elaine. Rotação do Capital e crise: fundamentos para compreender o fundo público e a política social. In: Salvador, Evilásio Et al (org.). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez. 2012. p. 153 – 180.
BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade social e trabalho: paradoxo na construção das políticas de previdência e assistência social o Brasil. Brasília: Ed. Unb, 2008.
BOSCHETTI, Ivanete. Assistência social e trabalho no capitalismo. São Paulo: Cortez. 2016.
BOSCHETTI, Ivanete; SALVADOR, Evilásio. Orçamento da Seguridade Social e política econômica. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Editora Cortez, Ano XXVII, n. 87, set. 2006.
CARNEIRO, Annova M. F., VIEIRA, Margarete C., ARAÚJO, Maria do S. S. de. Qualificando a Política de Assistência Social nos estados do Pará, Maranhão e Ceará e nos municípios da amostra da pesquisa empírica. In: SILVA, Maria Ozanira da S. e (Coord.). O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Norte e Nordeste: realidades e perspectivas. – São Paulo: Cortez, 2019.
COLIN, Denise R. A. Sistema de gestão e financiamento da Assistência Social: transitando entre a filantropia e a política pública. Tese (Doutorado) – Departamento de Ciências Sociais, UFPR, Curitiba, 2008.
COSTA, Leonardo. Uma visão sistémica dos fundos federais. Brasília, DF: STN, 2012. (Texto para discussão, n. 7).
COURI, Joseane R. . As dimensões do financiamento da política de Assistência Social no Período de 2003 a 2013: um balanço pelas dimensões tributárias, de gestão e do gasto público. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília, 2014.
COUTO, Berenice R. O Direito Social e a Assistência Social na sociedade brasileira: uma equação possível? 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
CRUZ, Sandra H. R.. Municipalização e financiamento da Assistência Social: notas sobre a experiência de Belém (PA). In: NEVES, Rosa H. N. et al (org). A reinvenção do social: poder popular e política de assistência em Belém. Belém: Paka Tatu 2004. P. 61 – 78.
MESQUITA, Ana; MARTINS, Raquel de Fátima; CRUZ, Tânia. Cofinanciamento e reponsabilidade federativa na política de Assistência Social. Brasília: IPEA, março de 2012. Texto para discussão n. 1724.
NASCIMENTO, Antonia C., CRUZ, Sandra H. R., PONTES, Reinaldo N. A implementação do SUAS no estado do Pará: realidade e especificidade da região Norte. In: SILVA, Maria Ozanira da S. e (Coord.). O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Norte e Nordeste: realidades e perspectivas. – São Paulo: Cortez, 2019.
OLIVEIRA, Fabricio A. Economia e Política das finanças públicas no Brasil: um guia de leitura. – São Paulo: Hucitec, 2009.
OLIVEIRA, Francisco de. Fundo Público – Verbete. In: GIOVANNI, Geraldo Di; NOGUEIRA, Marco Aurélio (org.). Dicionário de Políticas Públicas. 2º ed. São Paulo: Editora da UNESP; Fundap, 2015.
OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do anti-valor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1998.
PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Trad. Monica Baumgarten de Bolle. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Intrínseca, 2014.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Trad. Rita Lima. São Paulo: Paz e Terra, 4ª ed. 2000.
SALVADOR, Evilasio da Silva. Financiamento tributário da política social no pós-Real. In:_________; Behring, Elaine; Boschetti, Ivanete; Granemann, Sara (org). Financeirização, fundo público e política social. São Paulo: Cortez. 2012. P. 123- 152.
SALVADOR, Evilasio da Silva. Fundo Público e seguridade social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
SALVADOR, Evilasio da Silva. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 130, p. 426-446, dez. 2017.
SALVADOR, Evilasio da Silva; Gomes, Osmar. Finanças, fundo público e financiamento da seguridade social no Brasil. Revista Katálisys, Florianópolis, v.18, n. 2, p. 239-248, jul./dez, 2015.
SALVADOR, Evilasio da Silva; TEXEIRA, Sandra Oliveira. Orçamento e políticas sociais: metodologia de análises na perspectiva crítica. Revista de Políticas Públicas, São Luiz, v 18, n1 p. 15 – 32. jan./jun. 2014.
SALVADOR, Evilasio da Silva. Cofinanciamento das Políticas Sociais no contexto do federalismo brasileiro do sec. XXI. In: Serviço Social em Revista. Londrina, v.17, n.1, p. 178 a 203. 2014.
SPOSATI, Aldaíza. 20 anos de LOAS: a ruptura com o modelo assistencialista. In: CRUS, José F. da, [et al] 20 anos da Lei Orgânica da Assistência Social. Brasília: MDS, 2013. p. 20 – 41.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Zaraia Guará Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.