A atualidade de Gramsci no Brasil e o Pensamento de Carlos Nelson Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.34482Palavras-chave:
Carlos Nelson Coutinho, Gramsci, Marxismo, Serviço SocialResumo
Integrando o dossiê da presente edição, o artigo relembra a trajetória e presta uma homenagem a Carlos Nelson Coutinho, um dos mais destacados tradutores difusores da obra de Grmasci no Brasil. Pondera a respeito da atualidade da obra gramsciana para pensar os problemas do presente, assim como evidencia a contribuição de Carlos Nelson para, a partir das elaborações do marxista italiano, interpretar e alterar as bases da sociedade brasileira.
Downloads
Referências
COUTINHO, C. N. Cultura e Sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
______. Democracia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 1992.
______. Gramsci; um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
______. Marxismo e Política. São Paulo: Cortez, 1994.
______. O conceito de política nos Cadernos do cárcere. In: COUTINHO, C. N.; TEIXEIRA, A de P (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Simões Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.